Mato Grosso, 20 de Abril de 2024
Esportes

Treinos longos, fala mansa e gestão compartilhada: o estilo Zago no Inter

19.01.2017
09:11
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Antônio Carlos Zago tem mostrado o seu estilo no Inter
Antônio Carlos Zago tem pouco tempo de Inter. Porém, a maneira como trabalha já está bem clara. O técnico é adepto dos treinos com longa duração. A exigência nas atividades se distingue da maneira como se porta. Sem bem, tampouco palavrões. E com a participação dos pares para a condução dos exercícios.

Chama a atenção na pré-temporada. Tanto no período no Centro de Treinamentos do Parque Gigante como agora no resort em Viamão, na região metropolitana de Porto Alegre, não há atividade com menos de duas horas.

O treinador é detalhista. O campo está sempre delimitado pelo espaço ao qual o trabalho ocorrerá. E os mais diversos possíveis. A bola, algo raro em períodos de pré-temporada, é participante assídua. Algo que caiu no gosto dos pupilos.

- O professor Antônio tem feito esse trabalho. É muito gostoso. Melhor do que ficar só correndo – admite Eduardo Henrique.

Pelo menos em uma parte dos treinamentos lá está a bola. O técnico já buscou calibrar a pontaria do time, um dos principais causadores do rebaixamento – o Inter só fez 35 gols em 38 partidas do Brasileirão, o que culminou com o terceiro pior ataque. Também testou três zagueiros em uma atividade e uma formação com quatro defensores, com Seijas e D'Alessandro juntos na linha de frente.

E, independente da atividade, coloca seu estilo. Nada de gestos expansivos ou gritos e xingamentos. Por baixo do boné para evitar uma insolação na careca, fala tranquilamente como deseja que a jogada seja executada antes de trabalho e durante as pausas. Caso não dá certo, mostra a maneira à qual espera ver em campo.

O ex-zagueiro não é centralizador. Pelo contrário. Além do preparador físico Carlos Pacheco, os  auxiliares Galeano e Odair Hellmann têm papel essencial. Dividem as funções e buscam aprimorar os problemas apresentados pela equipe na temporada passada. Enquanto a bola rola, são eles quem falam a todo instante.

Resta ver a sequência de trabalhos do treinador. A primeira amostra do que pretende colocar em prática será visto neste sábado, quando o Colorado fará um jogo-treino com o Inter de Lages, de Santa Catarina. A estreia oficial está prevista para o dia 29, quando o clube inicia a caminhada rumo ao heptacampeonato do Gauchão diante do Veranópolis em Veranópolis.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO