Mato Grosso, 23 de Abril de 2024
Esportes

Ultimate impõe limite de 8% para cortes de peso em semana de luta

25.05.2016
08:53
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Novitzky: "Os problemas com a perda de peso no MMA têm existido por 15 ou 20 anos. Não vamos mudar isso da noite para o dia".
Na semana passada, alguns lutadores do UFC divulgaram em suas redes sociais que a organização vai implementar, a partir de julho, uma nova rotina no processo de corte de peso.

Em entrevista exclusiva ao Combate.com, o vice-presidente de Saúde e Performance dos Atletas do Ultimate, Jeff Novitzky, explicou detalhes da nova política, que pede que o lutador da organização não corte mais do que 8% do peso limite da categoria na semana da luta.

- Primeiro de tudo, há um equívoco lá fora. Não é uma regra, é uma diretriz e nós estamos encorajando nossos atletas a chegarem à semana da luta com 8% do peso a perder. Enviamos e-mails e cartas a todos os atletas explicando por categoria qual é o peso que eles deveriam ter no check-in do evento. Mas não se trata de uma regra e sim de uma orientação, uma ferramenta de educação. Nós optamos por esse número de 8% com base em nossas conversas com especialistas sobre qual seria uma quantidade segura de peso a ser cortada nessa última semana - declara.

No bate-papo, o dirigente fala sobre as consequências que essa nova realidade terá sobre os atletas que costumam fazer cortes drásticos de peso, faz um balanço sobre os resultados obtidos com a proibição da reidratação por soro intravenoso, e revela que a organização alterou algumas regras internas (em dia de pesagem e de eventos) para permitir que os lutadores possam fazer o processo de reidratação de forma mais adequada.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO