Mato Grosso, 25 de Abril de 2024
Esportes

Usain Bolt abandona qualificatória da Jamaica para Rio 2016 alegando lesão

02.07.2016
02:03
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Usain Bolt posta foto dele se tratando logo após lesão na coxa esquerda
Usain Bolt está fora da seletiva jamaicana dos 100m rasos para a Olimpíada do Rio 2016. Nesta sexta-feira, o astro e bicampeão olímpico abandonou a prova que foi disputada em Kingston alegando uma contusão. Mais cedo, após se recuperar de uma largada ruim, venceu sua semifinal com o tempo de 10s04. Senoj-Jay Givans foi o segundo com 10s05 e Jevaughn Minzie o terceiro com 10s07. O GloboEsporte.com conversou com o jornalista Andre Iowe, do "Jamaica Gleaner". Bolt teve um estiramento de grau 1 na parte posterior da coxa esquerda. Na quinta-feira, durante as eliminatórias, terminou em segundo lugar, com o tempo de 10s15, onde já sentiu o problema. A final dos 100m foi vencida por Yohan Blake com 9s95. Asafa Powell fez 10s03 e ficou em quarto, fora da Rio 2016 nos 100m rasos.

- Após sentir um desconforto na minha coxa depois do primeiro round, na noite passada e agora nas semifinais, hoje fui examinado pelo chefe médico da associação nacional e diagnosticado com um estiramento de grau 1. Fui submetido a um exame médico que me tirou da final dos 100m e do restante da seletiva nacional. Iniciei o tratamento imediatamente e espero estar bem para o London Anniversary Games (Diamond League), em 22 de julho, para conseguir a classificação para a Rio 2016 - disse Bolt, que teria reclamado que a organização da prova não deixou os atletas se aquecerem bem, já que entraram muito cedo na pista e por isso ficaram com os corpos frios.

Bolt tem seis medalhas olímpicas, todas de ouro, em Pequim 2008 e Londres 2012, nos 100m, 200m e no revezamento 4x100m rasos. De acordo com os critérios Associação de Atletismo da Jamaica (JAAA), os atletas podem se abster de participar da seletiva nacional em casos médicos. Para isso, teriam a obrigação de provar medicamente que competir na seletiva poderia prejudicá-los em uma futura prova ou torneio e também que estão recuperados da lesão que os tirou da seletiva. 

Se atender a esses critérios, o velocista entra pela terceira vaga, que é de indicação da JAAA, já que tem o segundo melhor tempo do ano no mundo com 9s88. O mesmo vale para os 200m rasos, onde Bolt não tem marca ainda em 2016, mas pode ser levado ao Rio por indicação, segundo Andre Iowe, do "Jamaica Gleaner", já que tem o índice olímpico. Em Pequim, em 2015, Bolt correu os 200m rasos para 19s55, já dentro da janela da IAAF para a Olimpíada. De acordo com Vinícius Eulálio, repórter do SporTV que está na Jamaica, a associação jamaicana vai anunciar na próxima quinta-feira se o "Raio" tem condições de vir ao Rio de Janeiro.

Na outra bateria semifinal dos 100m rasos, três atletas tiveram tempo abaixo dos 10s e melhores que o de Bolt, com Yohan Blake cravando 9s95. Mais tarde, ele mesmo chegou a queimar a largada na final, mas todos os atletas foram perdoados depois que a organização disse que o sistema falhou e nova largada foi chamada. Então, Blake correu novamente para 9s95 e venceu, com Ashmeade em segundo com 9s96 e Jevaughn Minzie em terceiro com 10s02, mas ele pode perder a vaga para Bolt por indicação. 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO