Mato Grosso, 18 de Maio de 2024
Esportes

Zagueiro-artilheiro, Juan alcança 70 gols e atinge melhor média na carreira

14.08.2013
09:54
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Juan já marcou cinco vezes em 2013
Se o sistema defensivo colorado enfrenta certa inconsistência no Brasileirão, com muitas alterações por lesão, somado com o fato de ter a sexta defesa mais vazada da competição, há um fato isolado extremamente favorável. Em boa fase, Juan tem se apresentado como um verdadeiro zagueiro-artilheiro. Aos 34 anos, alcançou a melhor média pessoal no quesito em toda carreira.

No último domingo, Juan marcou no empate em 2 a 2 diante do atlético-PR, no Estádio do Vale. Com o gol, chegou ao de número 70 na carreira. Pelo Inter, são seis bolas na rede em 36 jogos. Ou seja: média de um a cada seis partidas.

- Não sei se sou artilheiro, mas sempre marquei. Dificilmente fico sem fazer gols – sublinha.

"É treinamento"

Para o atleta, essa evolução está relacionada diretamente ao sistema tático da equipe treinada por Dunga. Acredita que os zagueiros “invertem” as lógicas na hora das bolas paradas, se tornando forças ofensivas:
- É treinamento. A bola parada é o nosso forte. Tentamos aproveitar o máximo disso. A bola parada inverte um pouco os papéis, já que os zagueiros são fortes no cabeceio. Nesse momento, temos a responsabilidade de um bom desempenho (aéreo).

Dos seis gols de Juan, cinco foram na atual temporada. Em 2013, no ranking da artilharia do time, só fica atrás de Forlán, com 16, além de D’Alessandro e Leandro Damião, com 10, cada. Está na frente de atacantes como Rafael Moura e Caio (ambos com três).

- São números pessoais. Não guardo quem tem mais ou menos. Quero ajudar o máximo possível. Mas nem sempre dá para marcar se aparecer a oportunidade. Muitos jogadores do grupo tem marcado. Se não me engano, quase todos. Isso mostra a diversidade do elenco – destaca.

Estreia com gol

O único marcado por Juan em 2012 foi 19 de agosto, justamente quando estreava pelo Inter. Marcou de cabeça, ao entrar na segunda etapa da partida. Depois desse confronto, no entanto, viveu instabilidade no time, com momentos de baixa.

Com a pré-temporada, recuperou o ritmo e reconquistou a titularidade. Hoje, se tornou zagueiro de confiança de Dunga.

Mas falta... ainda achar o equilíbrio, entre defesa e ataque. E o próprio Juan sabe que um dos objetivos do elenco é justamente acertar o setor para dizimar o problema.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO