Mato Grosso, 20 de Abril de 2024
Mato Grosso

1º Seminário Programa Saúde na Escola reúne centenas de participantes

16.08.2014
07:37
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Com a proposta de melhorar o bem-estar das crianças e adolescentes, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde, através das secretarias de Educação e Saúde, aderiu ao Programa Saúde na Escola (PSE), do Governo Federal.
 
A primeira adesão foi em 2013 e com os bons resultados houve a pactuação para mais um ano. Para estudar as ações que foram desenvolvidas e traçar as novas estratégias, as secretarias realizaram hoje (15) o 1º Seminário Programa Saúde na Escola. O evento reuniu mais de 200 profissionais da educação e da saúde.

O programa atendeu durante a vigência junho/2013 – junho/2014 mais de 12 mil estudantes das 16 escolas municipais e quatro estaduais. Os atendimentos são realizados através de parceria entre as unidades de ensino e o PSF mais próximo.

O programa desenvolve dentro das escolas ações que visam melhorar a qualidade de vida da comunidade escolar, como orientações de saúde bucal, nutrição, higiene pessoal, vacinação, palestras sobre sexualidade e alimentação.

O prefeito em exercício, Miguel Vaz, ressaltou que os resultados do programa dependem muito da iniciativa e determinação em fazer, e isto é o que não falta no município. “Quero agradecer a presença de todos, parabéns a todos que dedicaram o dia para aprimorar a educação, para desenvolver as ações dentro desse programa. Essa parceria entre as secretarias de educação e saúde traz excelentes resultados aos nossos alunos. É mais uma forma da gente cuidar bem das nossas crianças, é essa dedicação que faz a cada ano a educação do município ser melhor”, evidenciou.

Durante o seminário foram apresentadas as experiências que tiveram êxito no último ano nos componentes da educação e da saúde. Os participantes também foram divididos em grupos onde realizaram o trabalho de formular propostas para esta nova vigência do programa e em seguida foram apresentadas a todos.

A secretária de Saúde, Fernanda Dotto, pontuou que o programa exerce um forte trabalho de prevenção e o seminário auxilia na análise das atividades que tiveram sucesso. “Este será o primeiro de muitos seminários que serão feitos, a integração entre saúde e educação deu certo e o resultado desta parceria é mais bem-estar para os estudantes”, explanou.

Na oportunidade também foi lançado o sistema online do projeto Anjos da Escola. Esta iniciativa também surgiu da parceria entre saúde e educação e propõe criar condições biopsicossociais nas escolas da rede pública. O Anjos da Escola é formado por uma equipe volante composta por psicóloga, nutricionista, fonoaudióloga e assistente social que realizam os atendimentos nas escolas e dão encaminhamento aos casos que precisam de outros especialistas.

Com o sistema, os envolvidos com o projeto poderão ver o andamentos dos encaminhamentos e o parecer de cada caso, dando agilidade ao processo para chegar ao bom resultado com mais eficiência.

De acordo com a secretária de Educação, Elaine Lovatel, a educação e saúde fazem parte do Programa Ser Integral, o que gera o fortalecimento dessa parceria e promove a qualidade de vida das crianças. “A ousadia de juntar os trabalhos da saúde e da educação está dando certo, e quem ganha mais com essa parceria são nossos alunos”, finalizou.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO