Mato Grosso, 23 de Abril de 2024
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10ª edição do Júri Simulado do C.E.B São José tratará sobre Eutanásia

27.04.2015
07:25
FONTE: Assessoria

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Os alunos do 3º ano do Ensino Médio do São José realizam em 2015 a 10ª edição do Júri Simulado, e este ano, o tema escolhido foi um assunto baseado no filme Mar Adentro. O filme conta a história de Ramón Sampedro (Javier Bardem) que luta para ter o direito de por fim à própria vida. A apresentação é na próxima terça-feira, dia 28 às 19h na Câmara Municipal de Sorriso.

Os 14 alunos, divididos em dois grupos, de meninos e meninas, realizarão as apresentações seguindo a seguinte composição. A promotoria composta pelos alunos: Lucas, Pedro e Gustavo e a defesa pelos alunos Marcos, Victoria e Felipe. O juiz que conduzirá os trabalhos será o aluno Luiz Antônio Veiga Lima acompanhado da escrivã, a aluna, Sarah Porto Padovani David. Integram ainda a defesa os alunos; Rafaela e Marco Aurélio Surdi Filho e a acusação; João Luiz, Andreia Natalia e Pedro Luís.

Na juventude o personagem do filme sofreu um acidente, que o deixou tetraplégico e preso a uma cama por 28 anos. Lúcido e extremamente inteligente, Ramón decide lutar na justiça pelo direito de decidir sobre sua própria vida, o que lhe gera problemas com a igreja, a sociedade e até mesmo seus familiares.

Segundo a professora, a partir da pesquisa sobre o tema Eutanásia e a produção de perguntas em torno dos temas os alunos terão segurança em realizar a defesa ou a acusação. “O aprofundamento na pesquisa e estudo em torno dos assuntos envolvidos é o que vai garantir a argumentação da defesa ou acusação a respeito da Eutanásia, no caso sobre a decisão do personagem do filme ser considerado culpado ou inocente por tirar a própria vida”, comenta a professora Maria Amélia, responsável pela atividade.

A Importância da pesquisa - Criado em 2006, pela professora de História da Escola, Maria Amélia Rossi, o Júri Simulado já se tornou uma atividade tradicional cujo objetivo é incentivar aos alunos a desenvolverem o interesse pela pesquisa histórica e ainda exercitar a argumentação e o senso crítico.  “Este é um trabalho em que os alunos se envolvem bastante, pois é uma forma de tornar mais atrativa o aprendizado da disciplina de História e foi por este motivo inicial, o que me motivou a desenvolver esse trabalho com os alunos”, conta a professora, destacando que por mais um ano, contará com a participação dos professores no júri e que a avaliação dos estudantes para atividade é feita a partir da desenvoltura, argumentação e pesquisa a respeito do tema proposto.

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