Mato Grosso, 24 de Abril de 2024
Mato Grosso

3ª Festa do Leitão no Rolete será no próximo domingo em Tapurah‏

25.04.2016
17:15
FONTE: Ascom

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Acontece no próximo domingo, 1º de maio, em Tapurah, a 3ª Festa do Leitão no Rolete. Um dos principais eventos da cidade, também já é considerada a maior festa gastronômica do Estado e está inserida no Calendário Oficial de Eventos de Mato Grosso, além de ser o segundo maior evento de carne suína no Brasil.

Em 2014, quando foi realizada pela primeira vez, bateu o recorde brasileiro do maior número de leitões assados no mesmo espaço. Naquele ano, foram 150 unidades, totalizando, aproximadamente, quatro toneladas brutas servidas em um único dia.

Já em 2015, estes números subiram. Foram assados 173 suínos, o que correspondeu a cerca de cinco mil quilos de carne para 7.500 pessoas que estiveram presentes no CTG Carreteando Saudades, local onde o evento é realizado.

Neste ano, os trabalhos começaram há mais de três meses para que tudo estivesse impecável para mais um dia de muita festa, música e dança. Sem esquecer da importância cultural, econômica e principalmente social, já que toda renda arrecada na festa é revertida para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Tapurah.

As últimas unidades de leitões e convites individuais estão disponíveis para venda nos seguintes telefones: (66) 3547-2130 / 9642-2272 / 9971-9330.

Dia do Trabalhador e Dia Estadual do Suinocultor
A Festa do Leitão no Rolete é um dia com muitos motivos para comemorar. Dia 1º de Maio, além de ser o Dia do Trabalhador no ca-lendário nacional, também é o Dia Estadual do Suinocultor. A Lei 17.146, de 18 de dezembro de 2015, sancionada pelo governador Pedro Taques, é outra iniciativa do deputado Zeca Viana com o objetivo de incentivar a produção de carne suína dentro do Estado.

Para o diretor executivo da Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat), Custódio Rodrigues, o projeto de lei representa um marco. “Agora os suinocultores têm um dia para chamar de seu. É uma conquista para a categoria e um incentivo para a suinocultura, que tem um grande potencial no estado”, disse.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO