Mato Grosso, 25 de Abril de 2024
Mato Grosso

9º BEC trará Museu do Exército durante a Arena Cultural

09.07.2015
11:57
FONTE: ExpressoMT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Militares foram responsáveis pela abertura da BR 163. Lucas sediou unidade de apoio
Os visitantes da Arena Cultural, que acontece de 4 a 9 de agosto em Lucas do Rio Verde, poderão conhecer um pouco mais da história da BR 163 em Mato Grosso. A rodovia é essencial para o Estado e teve sua abertura feita pelo 9º BEC na década de 70. Os militares também foram responsáveis pelo surgimento de Lucas do Rio Verde, tendo montado acampamento no local onde foi estabelecido o bairro Pioneiro.

Atendendo convite da coordenação da festa que celebra o aniversário de Lucas do Rio Verde, o Exército trará para o município um museu que relata a história do 9º BEC - Batalhão de Engenharia de Construção – criado por decreto em julho de 1970, para estabelecer o Plano de Integração Nacional (PIN). Após sua implantação, a corporação assumiu a implantação do trecho da BR 163, entre a cidade de Cuiabá e a Serra do Cachimbo, com cerca de 850 Km. 

Cerca de 80 soldados vão fazer uma apresentação especial no Parque de Exposições Roberto Munaretto. De acordo com o presidente da Comissão Pró Arena Cultural, Ednilson Valcanaia, eles apresentarão uma marcha militar, que percorrerá todo o parque em direção ao espaço de rodeio. Com apoio da banda marcial, entoarão o Hino Nacional Brasileiro. 

Na praça do Bairro Pioneiro serão feitas a homenagens aos militares. No local também ficará em exposição permanente, um trator de esteira usado pelo 9º BEC para abrir caminho na BR 163. “Resolvemos fazer essa homenagem a esses desbravadores que abriram as portas de Mato Grosso”, pontuou Valcanaia. “Temos que mostrar que a história não começou grande, desse jeito, teve alguém que veio, batalhou e fez a diferença”, acrescentou.

“O 9º BEC é sempre esquecido, não se conta a história, o que se passou na época. Só se fala que a BR 163 é bela, maravilhosa, o progresso chegou. Por quem que começou? E é isso que queremos mostrar pra comunidade”, concluiu Valcanaia.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO