Mato Grosso, 18 de Abril de 2024
Mato Grosso

AACC-MT estimula o crescimento pessoal e profissional por meio do Voluntariado

04.12.2012
16:10
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Se dedicar a um trabalho voluntário pode ser significativo para o crescimento pessoal e profissional. Estudos apontam que pessoas que prestam esse tipo de serviço são mais proativas, solidárias, trabalham bem em equipe e tendem a serem mais flexíveis. Em Cuiabá, a Associação de Amigos da Criança com Câncer (AACC-MT) é um exemplo de instituição que vivencia um voluntariado presente e colhe grandes benefícios desse envolvimento humano e social.
 
“Cerca de 500 voluntários, que são profissionais de diversas áreas e atuam de maneira rotativa na Casa de Apoio, nos acompanham e ajudam nossa luta contra o câncer infantil há muitos anos”, conta a presidente da AACC-MT, Tellen Costa. “Seria impossível realizar com sucesso todas as nossas atividades sem a participação deles. E o mais importante é que um voluntário é sempre um multiplicador, que traz os amigos e amplia a corrente de solidariedade até mesmo para a empresa onde ele trabalha”, conta.
 
Ainda de acordo com a presidente, no caso da AACC-MT, a presença dos voluntários é imprescindível porque colabora também com o sucesso no tratamento da doença. “Voluntários que entendem a relevância da causa doam muito mais que tempo. São incentivadores e ajudam os pacientes a terem mais alegria, qualidade de vida e ânimo para manter a rotina de tratamento e obter a cura”, ressalta.
 
Para Ana Paula Fogaça, 19, ser voluntária na Casa de Apoio da instituição foi além do papel social e estimulou até a escolha da carreira. “Sempre fui criativa, mas na AACC-MT descobri meu potencial para comunicar e expressar aquilo em que acredito. Por isso, já me matriculei no curso de publicidade e minha meta é tornar minha profissão uma ferramenta para continuar ajudando a instituição”, conta a estudante.
 
Estima-se que apenas 8% dos brasileiros exerça algum tipo de trabalho voluntário, por isso a AACC-MT incentiva a participação constante da comunidade, principalmente aos sábados, quando abre as portas para que pessoas possam visitar a instituição para brincar, conversar ou somente para passar um tempo com as crianças e as mães que estão hospedadas na Casa de Apoio.  Com 13 anos de existência, esse estímulo à pratica de ações voluntárias ajudou a instituição a criar uma cultura de solidariedade, que hoje movimenta milhares de mato-grossenses em eventos com o McDia Feliz e o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil (DNCCI).
 
DIA INTERNACIONAL DO VOLUNTARIADO – Para reunir os voluntários que colaboram com a instituição para um momento de integração e agradecimento, a AACC-MT realizará nesta quarta-feira, 05 de dezembro, Dia Internacional do Voluntariado, uma confraternização. O evento será realizado na Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), às 19h.
 
Entre as atividades está uma palestra motivacional com a terapeuta e practitioner em Programação Neurolinguística (PNL), Maria Alice Soares. “Vamos conversar sobre a importância de superar nossas limitações e tomar atitudes positivas que podem contribuir para melhorar o mundo ao nosso redor”, conta a palestrante.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO