Mato Grosso, 26 de Abril de 2024
Mato Grosso

Abalos sísmicos são registrados em três cidades de MT, diz observatório

20.07.2016
07:58
FONTE: G1MT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Porto dos Gaúchos

Três cidades de Mato Grosso registraram abalos sísmicos em julho, segundo o Observatório Sismológico do Instituto de Geociências da Universidade de Brasília (UnB). Segundo o instituto, os tremores foram registrados nos municípios de Porto dos Gaúchos, Colíder e Brasnorte, distantes 644, 648 e 580 km de Cuiabá, respectivamente. Os tremores de terra foram classificados como muito pequenos e não chegaram a ser sentidos pela população.

De acordo com o observatório, os tremores alcançaram magnitude na escala Richter de 2,1, em Brasnorte; 2,2 em Colíder e 2,8 em Porto dos Gaúchos. Os abalos foram registrados nessas cidades nos dias 14, 07 e 09 de julho, respectivamente.

Segundo o técnico do observatório, Juraci Mário de Carvalho, os abalos foram de baixas magnitudes e não chegaram a ser sentidos pela população. Isso porque, para causar algum dano ou ser sentido, o terremoto tem que acontecer na superfície e passar de três pontos na escala Richter, que mede os tremores.

Ainda segundo Juraci, o observatório comumente notifica abalos na região onde os tremores foram registrados. Além disso, o maior terremoto já registrado em solo brasileiro ocorreu no município de Porto dos Gaúchos, em 1955. A área onde ocorreu o terremoto é considerada bastante sísmica por conta de uma falha geológica. O tremor de terra alcançou magnitude de 6,2 na escala Richter.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO