Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Mato Grosso

Abatedouro clandestino é fechado pela Sema em Novo Horizonte do Norte

12.01.2015
09:29
FONTE: Porto Noticias

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Através de denuncia anônima formalizada no ultimo dia 05 de dezembro junto a ouvidoria da Sema, fiscais do órgão foram ao local e constataram a total falta de higiene e cumprimento com as normas ambientais e sanitárias.

Todo o resíduo oriundo do abate dos bovinos era jogado aos suínos que eram criados em uma pocilga ao lado, ou ao solo sem qualquer tratamento. No local do abate animais circulavam livremente sem qualquer controle e no momento da vistoria os fiscais flagraram o abate de uma rês em condições totalmente inadequadas e anti-higiênicas podendo gerar graves contaminações.

Questionado sobre a documentação do local, os indivíduos que se encontravam no matadouro apresentaram apenas um alvará de funcionamento de 2010, expedido pela prefeitura.

Devido às condições e falta de documentações em conformidade com as leis que regem esse tipo de empreendimento foi lavrado o auto de inspeção e o local foi interditado por tempo indeterminado, além de aplicado multa no valor de R$ 7 mil reais. O proprietário deverá responder por crime de relação de consumo e ambiental.

Em 2013 o Ministério Publico de Porto dos Gaúchos através da promotora de Justiça Roberta Cheregati Saches já tinha assinado com o prefeito do município de Novo Horizonte do Norte um TAC – Termo de Ajustamento de Conduta em que exigia que o município cumprisse com a interdição de qualquer abatedouro clandestino que funcionasse em seu território a partir e então e na época um local foi fechado pela Vigilância Sanitária do município em cumprimento da TAC.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO