Mato Grosso, 24 de Abril de 2024
Mato Grosso

Abertura da Capoeiragem na Veia foi realizada na última sexta-feira

04.07.2015
11:42
FONTE: Ascom/Francieli Cela

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Neste fim de semana Lucas do Rio Verde está recebendo o 1º Encontro Internacional de Capoeira – Capoeiragem na Veia. O evento é uma realização do Instituto de Capoeira Aruandê Brasil (Icab), Prefeitura de Lucas do Rio Verde e Programa Vida Nova.

Na noite de ontem (03), foi realizada a abertura oficial do evento, no ginásio da Escola Municipal Olavo Bilac. A solenidade contou com apresentação de dança afro-brasileira com um grupo do Museu de Imagem e Som de Cuiabá (Misc) e uma roda de capoeira com os professores e mestres participantes.

O secretário municipal de Esporte e Lazer e Cultura e Turismo, Adão Brizolla, destacou que “em Lucas do Rio Verde a capoeira não é só um esporte ou uma cultura, ela é um meio social. Se o país investisse mais no esporte e na cultura, não teríamos uma sociedade tão caótica, não haveria a necessidade de fazer tantas campanhas antidrogas, pois o jovem que vive o esporte e a cultura, não se envolve em criminalidade e uso de drogas”.

O vice-prefeito Miguel Vaz pontuou os investimentos que o município faz nas áreas esportivas e culturais como forma de fomentar a integração social e afastar os jovens das drogas, sendo a capoeira uma das grandes responsáveis por esse trabalho social. “Não tenho dúvida que a capoeira tem o poder de acolher as crianças, envolver as crianças no esporte e na cultura e deixar elas muito longe do mundo das drogas”.

Neste sábado (04), a programação tem início às 8h e segue durante a tarde com workshops com os professores e mestres de capoeira. E às 19h, haverá o batizado dos capoeiristas e troca de graduação. No domingo pela manhã acontece o encerramento do evento com uma grande roda de capoeira.

O evento conta com a presença de grupos vindos do Texas, nos Estados Unidos, e dos estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás e Pará. Do Mato Grosso, participam os municípios de Cuiabá, Guarantã do Norte, Cláudia, Sorriso, Nova Mutum, Tangará da Serra, Campo Novo do Parecis, Juara, Porto dos Gaúchos e Vera.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO