Mato Grosso, 29 de Março de 2024
Mato Grosso

Abertura da Semana da Pátria acontece nesta terça com programação especial

31.08.2015
09:45
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

As comemorações pela Independência do Brasil começarão na próxima terça-feira (01.09), em Cuiabá, e contarão com uma programação especial. Ao longo da semana, serão realizadas visitas aos quartéis, doação de sangue, apresentações culturais nos bairros da capital, concerto musical e o grande desfile cívico-militar que, neste ano, acontecerá às 07h, na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, em frente a Praça das Bandeiras, em Cuiabá. 

O tema da Semana da Pátria 2015 é “Todos juntos por um país em transformação”. A solenidade de abertura será às 7h30 na terça-feira (01), na praça Santos Dumont, em Cuiabá. 

A novidade deste ano será o concerto musical que reunirá, no mesmo palco, as bandas da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar e Exército Brasileiro, além do coral da Polícia Judiciaria Civil. Para animar o público, os músicos apresentarão os clássicos locais, nacionais e internacionais como: Chega de Saudades, de Tom Jobim, Against all odds, de Phil Collins, e cantos cuiabanos. O evento será no Teatro Zulmira Canavarros, às 20h do sábado (05). 

“Vamos levar para participar do evento jovens atendidos pelos projetos sociais Rede Cidadã e das Bases Comunitárias de Segurança Pública e de outros projetos sociais voltados para a área musical, com o objetivo de despertar ainda mais o interesse pela música desses jovens. Além dos servidores públicos do estado”, disse o coordenador do evento, secretário adjunto de Ações Integradas da Sesp, coronel PM Joelson Sampaio. Os ingressos para o concerto poderão ser retirados na Secretaria de Segurança Pública e são limitados. 

Outra atração da Semana da Pátria 2015 é a campanha de doação de sangue “Doe sangue pela pátria”, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (SES) e o MT - Hemocentro. Os interessados poderão doar, em horário comercial, no MT- Hemocentro, localizado na rua 13 de junho, em Cuiabá, e na unidade de coleta e transfusão do Pronto Socorro Municipal de Cuiabá, na rua General Vale. 

“Queremos despertar nos cidadãos o interesse em doar sangue e deixar os nossos bancos sempre em condições para atender um chamado”, completou o coordenador do evento. 

A programação terá ainda a tradicional visita dos estudantes aos quartéis militares para conhecer a estrutura, equipamentos e o trabalho realizado pelos profissionais da Defesa e da Segurança Pública. Serão visitados o 9º Batalhão de Engenharia Construída do Exército Brasileiro, Marinha do Brasil, Corpo de Bombeiros, Regimento de Policiamento Montado da Polícia Militar, entre outras instituições. 

Os bairros CPA 2, Parque Cuiabá e Pedra 90 receberão a banda de música da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar e Exército Brasileiro e o grupo cultural Flor Ribeirinha para uma apresentação cultural especial aos moradores, além dos grupos culturais dos bairros. 

“No ano passado, as apresentações musicais se concentraram nos shoppings da Capital. E, este ano, resolvemos levar os músicos para os bairros para que toda a população possa prestigiar. Com reforço do grupo Flor Ribeirinha, que é parceiro nas apresentações”, disse Sampaio. 

A programação da Semana da Pátria 2015 foi definida por um grupo formado por representantes das instituições que participarão das festividades. 

A ideia dos organizadores, ao elaborar a programação, era de transmitir uma mensagem de patriotismo, civismo e amor a pátria cultivando os valores éticos. “Também pensamos na inclusão social de pessoas mais carentes nos eventos, tentando alcançar esse público que não teriam condições de participar desses eventos”, destacou Sampaio. 

Para o grande desfile de 07 de setembro, instituições militares e estudantes das escolas estaduais e municipais formarão o grande pelotão que passarão pela avenida. Viaturas e bandas de fanfarras formadas por estudantes das escolas participantes também animarão o público, além do tradicional desfile dos militares. 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO