Mato Grosso, 25 de Abril de 2024
Mato Grosso

Acadêmicos de Direito promovem palestra com Desembargador Elpídio Donizetti

29.04.2016
10:53
FONTE: Kimberly Schäfer/ExpressoMT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

O novo Código de Processo Civil (Lei 13.105/2015) entrou em vigor no dia 18 de Março de 2016 apresentando muitas mudanças. Levando em conta o novo CPC e as dúvidas pertinentes entre os acadêmicos, a Faculdade La Salle promoveu uma palestra em seu auditório com o Desembargador Elpídio Donizetti, no dia de ontem (28), com o tema ‘O novo Código de Processo Civil’. O Desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Elpídio Donizetti, foi um dos integrantes da comissão de juristas responsáveis pela elaboração do anteprojeto do novo Código de Processo Civil brasileiro que foi aprovado pelo Senado no dia 15 de dezembro de 2015 (confira a matéria). 

Segundo Donizetti, muitas mudanças estão presentes no novo CPC. “Sobretudo elevar as partes para uma conciliação. A conciliação antes do processo e em havendo o processo, uma conciliação a posteriori. O réu só vai se defender, a outra parte, depois de uma tentativa de conciliação ou de mediação. Eu diria que essa é a principal alteração.” – assegurou Elpídio.

O novo CPC foi elaborado a partir de audiências públicas em OABs, em faculdades, em tribunais e ouvindo principalmente juristas, como declarou o desembargador: “é o código mais democrático do país”. E ter a oportunidade de fazer parte da comissão de juristas responsáveis pela elaboração do anteprojeto do novo CPC “é uma experiência gratificante” – disse.

Esta é a primeira vez que o Desembargador visita o Norte de Mato Grosso e exprimiu admiração com as atividades agrônomas, tendo em vista seu translado terrestre de Sinop à Lucas do Rio Verde. “Eu sou de origem rural, sou do sertão de Minas Gerais, uma região, de certa forma, parecida. Gostei muito de vir aqui, sobretudo, a parte terrestre de Sinop pra cá vendo as lavouras. Isso é a expressão do Brasil que funciona e que faz as coisas caminhar num sentido adequado. Então, gostei muito da viagem”. – finalizou Elpídio Donizetti.

Além de Desembargador, Elpídio Donizetti também é jurista, professor e advogado; Mestre em Direito Processual Civil pela PUC/MG; Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Del Museo Social Argentino; Pós-Doutor em Direito pela Universidade degli Studi di Messina; Fundador do Instituto Elpídio Donizetti e do Escritório Elpídio Donizetti Advogados; Autor de várias obras, sendo a última Curso Didático de Direito Processual Civil.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO