Mato Grosso, 26 de Abril de 2024
Mato Grosso

Acadêmicos de Sorriso conhecem estrutura do TJMT

17.11.2016
10:15
FONTE: Dani Cunha | Coordenadoria de Comunicação do TJMT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO


Acadêmicos de vários semestres do curso de Direito da Universidade de Cuiabá (Unic), campus Sorriso (420 km ao norte de Cuiabá) conheceram a sede do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT). O tour, na tarde desta quarta-feira (16 de novembro), faz parte do programa ‘Nosso Judiciário’.
 
Eles foram recepcionados no Espaço Memória pelo presidente da Instituição, desembargador Paulo da Cunha, que saudou seus conterrâneos, como ele mesmo disse, já que possui o título de cidadão sorrisense. “É um prazer para o Tribunal de Justiça abrir suas portas e recebê-los para que os senhores conheçam o futuro ambiente de trabalho de vocês. Essa é uma visita importante para já irem se familiarizando”, disse.
 
O presidente falou rapidamente da história e evolução do Poder Judiciário, que já está com 142 anos. Lembrou da época em que as decisões eram proferidas de forma manuscritas, passando pela máquina de datilografar até chegar aos tempos atuais com a utilização do Processo Judicial Eletrônico (PJe). Ao fim desejou sucesso a todos. “Aproveitem esse período acadêmico de cinco anos, que passa tão rápido, para adquirirem conhecimento sólido e exercer a profissão de vocês com grande êxito. Nós aqui temos dado passos na direção da sociedade para que conheçam o nosso trabalho”, reforçou.
 
O juiz diretor da comarca de Sorriso, Anderson Candiotto, leciona no curso de Direito com a disciplina Métodos Autocompositivos de Solução de Conflitos. Ele participou da visita com os alunos e destacou que o projeto Nosso Judiciário tem a função de dar conhecimento empírico e prático para os alunos sobre o que é o Poder Judiciário, bem como a sua estrutura e seu funcionamento. “Para nós é um grande privilégio estar aqui e permitir essa oportunidade aos acadêmicos e principalmente proporcionar esse momento ímpar de receber uma palavra de ânimo e de empenho do próprio presidente do TJMT”.
 
Cursando o segundo semestre do curso, Crislaine Carpenedo, disse que a vista superou suas expectativas. Ela contou que pretende ingressar na magistratura depois que formar e que essa é a primeira vez que entra no prédio da Justiça Mato-grossense. “Essa oportunidade permitiu que eu ficasse mais confortável em relação à escolha que fiz para cursar Direito. Foi uma oportunidade de suma importância e é uma experiência única, principalmente por estar no início da faculdade”.
 
Todos os alunos receberam o glossário e o guia do PJe, produzidos pelo TJMT, que irão auxiliá-los ao longo dessa jornada. Thiago Salgo, também aluno do segundo semestre, disse que os exemplares serão de muita valia para conhecerem mais a fundo os termos do Judiciário. “Vai nos ajudar a entender melhor como tudo funciona. Conhecer a Instituição, o presidente do TJMT foi ótimo, valeu a pena a gente sair da sala de aula e vir até aqui. Foi um grande aprendizado”, finalizou.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO