Mato Grosso, 18 de Abril de 2024
Mato Grosso

Acusado de morte de ex-secretário de MT vira réu por homicídio qualificado

30.09.2014
18:08
FONTE: Carolina Holland/G1 MT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

A Justiça aceitou denúncia contra o caseiro de 53 anos que confessou ter assassinado a tiros o ex-secretário de estado Vilceu Marchetti, de 60 anos, na noite do último dia 7 de julho. O crime foi cometido em uma propriedade rural onde os dois trabalhavam, no distrito de Mimoso, em Santo Antônio do Leverger, distante 35 km de Cuiabá, e teria motivação passional. O acusado vai responder a ação penal por homicídio qualificado, por ter sido cometido sem chance de defesa da vítima.

O réu foi preso em flagrante e confessou ter matado Marchetti porque o ex-secretário teria assediado a mulher dele horas antes. O acusado está preso no presídio do Capão Grande, em Várzea Grande, na região metropolitana da capital.

A Polícia Civil enviou inquérito ao Ministério Público do estado concluindo que o crime tinha sido cometido por motivo passional. Porém, o MPE pediu novas diligências, pois considerou que a apuração do caso estava incompleta para o oferecimento de denúncia.

A Polícia Civil ouviu novas testemunhas e juntou ao inquérito laudos de necropsia do corpo e de perícia de local de crime. No total, foram realizadas 26 novas diligências, nove a mais do que havia sido pedido pelo MPE - incluindo mais uma oitiva da mulher do caseiro, que reafirmou que o marido matou Marchetti porque ela teria sido assediada pelo ex-secretário.

Também foram ouvidos funcionários da propriedade rural onde o crime foi cometido. Depois das diligências, o inquérito foi novamente encaminhado ao MPE, que ofereceu denúncia contra o caseiro.

O crime
Em depoimento ao delegado Walfrido Nascimento, da Delegacia de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), o caseiro contou que o assédio contra a esposa foi na casa sede da fazenda. A mulher estava dentro da residência quando Marchetti entrou e teria passado as mãos nas nádegas dela.

O marido contou que viu o fato do lado de fora, porque a porta estava entreaberta. Ele esperou Marchetti sair para abordar a esposa e perguntou o que havia ocorrido. Após a mulher confirmar o assédio, o acusado foi tomar satisfação com o ex-secretário, que estava dentro do quarto na casa ao lado. Houve uma discussão e o suspeito atirou, acertando três disparos na vítima.

Maquinários
Vilceu Marchetti foi secretário de Infraestrutura durante o governo Blairo Maggi e foi morar na fazenda onde foi assassinado para se dedicar às atividades agropecuárias, depois de deixar o cargo no poder público. Em março deste ano, ele havia sido condenado pela Justiça Federal em Mato Grosso pela ação que ficou conhecida como ‘Escândalo dos Maquinários’.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO