Mato Grosso, 27 de Abril de 2024
Mato Grosso

Agentes da PCE recapturam fugitivo da unidade de Nova Mutum

16.04.2016
09:07
FONTE: Rodrigo Maciel Meloni | Sejudh-MT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Agentes do Grupo de Intervenção Rápida (GIR), lotados na Penitenciária Central do Estado (PCE), recapturaram um dos recuperandos que fugiu da cadeia Pública de Nova Mutum, na madrugada do dia 05 de fevereiro de 2015, quando 27 homens escaparam da unidade. A localização do indivíduo foi descoberto pelo Núcleo de Inteligência da penitenciária. 

O homem estava morando na Gleba Resistência, localizada a 80 quilômetros de Cuiabá, nos limites do município de Santo Antônio do Leverger. “Após investigação feita pelo Núcleo de Inteligência da PCE, descobrimos que R.T estava residindo na referida gleba. Quando lá chegamos o encontramos, recapturamos e o entregamos para as autoridades competentes”, diz o diretor da PCE, Roberval Barros. 

Com R.T foram encontrados um rifle calibre 22 e quatro munições: três intactas e uma deflagrada. O superintendente de Gestão Penitenciária, Fernando Lopes, lembra que o trabalho realizado no interior das unidades também é fundamental para manter a segurança da população. “A recaptura de foragidos é sim de extrema importância, pois muitos destes condenados são pessoas perigosas, que cometeram crimes graves”.

Lopes acrescenta que os servidores, além de qualificação específica voltada para o ambiente prisional, desenvolvem de maneira sistemática e contínua ações voltadas para evitar qualquer evento que possa prejudicar o bom andamento das unidades. “De maneira humanizada e com o uso diferenciado da força, temos conseguido ótimos resultados evitando fugas e entradas de ilícitos nas unidades”.

Trabalho

A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) tem reforçado a segurança e tomado medidas preventivas para evitar possíveis fugas das unidades do Sistema Penitenciário do Estado. Graças à ação rápida dos agentes penitenciários e servidores, tem sido possível se antecipar a iniciativas de fuga e entrada de substâncias ilícitas.

No Natal de 2015 foram frustradas tentativas de fuga nas cadeias de Várzea Grande e Cáceres. Nas unidades de Barra do Garças, Sinop e Penitenciária Central do Estado (PCE), visitantes foram surpreendidos tentado entrar com celular e entorpecentes.

Nesta semana, agentes da PCE conseguiram evitar a fuga de pelo menos 330 recuperandos abrigados no raio 04 da unidade penal. No Centro de Ressocialização de Cuiabá (CRC) impediram outra tentativa de fuga na terça (12.04). Segundo o diretor da unidade, Winkler de Freitas Teles, cinco recuperandos estavam envolvidos na tentativa de fuga.

Escola Penitenciária

Criada pela Lei Complementar 389/2010 e instituída pelo Decreto Estadual nº 629, de 25 de agosto de 2011, a Escola Penitenciária promove a formação, qualificação e especialização de todos os servidores do Sistema Penitenciário do Estado de Mato Grosso, como profissionais de nível superior, assistentes administrativas, agentes penitenciários e auxiliares administrativos.

“Aqui realizamos cursos de formação profissional, capacitação inicial e continuada, atualização e treinamentos em serviços para servidores do sistema penitenciário, em todos os níveis; promovemos e participamos de encontros, seminários e simpósios, ciclos de estudos e conferências que visam o aperfeiçoamento profissional dos servidores”, diz Lucimar Pereira Poleto.

Sistema Penitenciário de Mato Grosso    

O Sistema Penitenciário de Mato Grosso (Sispen-MT) é formado por 56 cadeias, sete penitenciárias, uma colônia penal, um centro de custódia e três Centros de Detenção Provisória (CDP). Trabalham no efetivo das unidades 2.228 agentes penitenciários, 253 profissionais de nível médio e 218 de nível superior, dentista, advogado, médico, assistente social, psicólogo e enfermeiros.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO