Mato Grosso, 19 de Abril de 2024
Mato Grosso

Alta Floresta e Paranaíta mostram sua riqueza ecoturística na FIT

20.04.2016
10:58
FONTE: Assessoria/Vanessa Brito

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

A riqueza ecoturística das cidades de Alta Floresta e Paranaíta poderá ser conhecida no estande Amazônia Mato-grossense  na Feira Internacional de Turismo (FIT) Pantanal 2016, de 20 a 24 de abril, no Centro de Eventos do Pantanal.  As prefeituras dos dois municípios farão  o atendimento aos visitantes, disponibilizando informações às operadoras, agências de viagens e ao público em geral. A participação conta com apoio do Sebrae/MT.

 

Três meios de hospedagem da região vão divulgar seus serviços: Portal da Amazônia, Pousada Mantega e Cristalino Lodge.  Além delas, a jovem empresa Por Dentro da Amazônia, especializada em turismo pedagógico, também estará lá demonstrando seus pacotes diferenciados.

 

O turismo de negócios também cresce nas duas cidades. Segundo a Secretaria Municipal de Turismo de Alta Floresta, a taxa média de ocupação em sua rede hoteleira é de 80%, na maior parte do ano.

 

“São cidades impactadas positivamente pelas construções das Usinas Hidrelétricas (UHE) Teles Pires e São Manoel, fato que atrai um grande número de profissionais prestadores de serviços  e isso é muito importante para aquecer o turismo de negócios, além dos tradicionais ecoturismo e turismo de pesca“, ressalta Roberto Dahmer, gerente do Sebrae em Alta Floresta.

 

Livro de receitas

 O livro Sabores da Floresta, que traz receitas inusitadas dos restaurantes de Alta Floresta e Paranaíta, participantes do Festival Sabores da Floresta 2015, editado pelos Grupos Gestores de Turismo de Alta Floresta e Paranaíta e Sebrae MT, patrocinado pelas Usinas Hidrelétricas Teles Pires e São Manoel, será lançado e comercializado no estande da FIT Pantanal.

 

As deliciosas e diferenciadas receitas utilizam frutos, temperos e iguarias da floresta combinadas com ingredientes tradicionais da culinária brasileira e internacional, que encantaram cidadãos da região, certamente vão agradar apreciadores da boa gastronomia de outras partes do Brasil.

 

A Amazônia Mato-grossense é um dos principais destinos de ecoturismo, pesca esportiva e de observação de aves e fauna do Brasil e do mundo. Esta região, localizada ao norte do estado, também chamada de ‘terras altas’, abrange 19 municípios e corresponde a 10% da Amazônia. É considerada uma entrada mais acessível à floresta, pois pode ser feito por terra seca.

 

Alta Floresta e Paranaíta, localizadas a cerca de 800 km de Cuiabá, são o coração desse território, banhado por rios exuberantes da bacia amazônica (Teles Pires, Apiacás e Ximari, entre outros ), permeado pela floresta riquíssima em biodiversidade e diferentes culturas (povos indígenas, mato-grossenses, nordestinos, sulistas, entre outros).  Este polo de ecoturismo oferece aos turistas experiências, aventura e gastronomia, no mínimo, inesquecíveis.

 

Atrações

 A Amazônia Mato-grossense, internacionalmente reconhecida pela riqueza da fauna e flora amazônica, pela diversidade de aves (nela vivem 600 das 1.600 espécies de aves brasileiras)  e seus atrativos únicos e diferenciados, atrai ecoturistas, pesquisadores e adeptos de observação de aves brasileiros e estrangeiros.

 

Por ser um núcleo inicial de ecoturismo da Amazônia Mato-grossense e um dos melhores lugares do país para a prática da pesca esportiva, a rede hoteleira de Alta Floresta e Paranaíta, composta por hotéis de selva ou à beira-rio, oferece infraestrutura especializada para pesca esportiva, observação de aves e fauna, ecoturismo e turismo de aventura.

 

O Parque Estadual Cristalino, uma das áreas de maior importância para conservação em toda Amazônia, o viveiro Recanto das Orquídeas, o Museu de História Natural  e o sítio arqueológico Pedra Preta, com grandes pictogravuras com 5 mil anos, são algumas atrações que encantam os turistas.

 

A Reserva Particular de Preservação Natural (RPPN) do Cristalino é onde está um dos mais importantes hotéis de selva (segundo a revista Conde Nast Travel, julho 2014), o Cristalino Jungle Lodge, de propriedade da ambientalista Vitória da Riva, empresária pioneira do ecoturismo no Brasil. Outros rios mantêm pousados de pesca esportiva que também oferecem trilhas e aventuras na Amazônia Mato-grossense. 

 

Nas águas cristalinas e doces da região da região, há cachoeiras, praias e a possibilidade de pescar mais de 20 espécies, tais como tucunarés, piraíbas e jaus.

 

Em 1996, Alta Floresta recebeu o selo de município com potencial turístico do Ministério do Turismo. O Festival da Canção de Alta Floresta (Fescaf) é realizado anualmente, desde 1981, recebendo compositores e intérpretes de várias cidades de MT e de outros estados.

 

Envolvimento coletivo

 No período de 2012 a 2015, o trade turístico de Alta Floresta e Paranaíta, integrado pelos meios de hospedagem, restaurantes, agências de viagens, receptivo e serviços em geral, foi capacitado em gestão, atendimento, entre outras áreas. O P38 – Programa de  Apoio à Revitalização e Incremento da Atividade Turística  da UHE Teles Pires e Sebrae MT foi responsável pelo apoio à  criação  dos Grupos Gestores de Turismo nos municípios,  aprimoramento e integração entre os empresários do setor,  que vem gerando  grandes transformações.

 

O Festival Gastronômico Sabores da Floresta coroou essa integração e já rendeu duas  bem-sucedidas edições e agora faz parte  do calendário da região. A terceira edição do evento acontecerá, no próximo mês de novembro.

 

“O turismo é  um setor que só se desenvolve com o envolvimento coletivo e participação de todos os segmentos e atores sociais, responsáveis pelos serviços,  atendimento e infraestrutura, que são os  empresários, poder público e sociedade ”, explica Marta Regina Torezam, analista do Sebrae e coordenadora do P37 e P38 pelo Sebrae MT, programas encerrados no ano passado.

 

“Atualmente o P32, desenvolvido pela UHE São Manoel,  em parceria com o Sebrae MT, prossegue o trabalho por meio do apoio ao empreendedorismo e aos pequenos negócios relacionados ao turismo e demais setores dessa região. Todos esses investimentos,  com o entusiasmo e trabalho  dos empresários têm dado  resultados fantásticos  e nós apostamos no potencial das cidades,  que  podem ser  modelos de desenvolvimento sustentável na Amazônia Mato-grossense”, ressalta Marta.

 

Infraestrutura turística

 Segundo o Diagnóstico sobre o Setor de Turismo nos Municípios de Alta Floresta e Paranaíta, realizado pelo Programa de Apoio à Revitalização e Incremento da Atividade de Turismo na Área de Influência da Usina Hidrelétrica (UHE) Teles Pires (P38), em 2013,  a região conta com:

 

23 hotéis, sendo 17 em Alta Floresta e 6 em Paranaíta; 1 alojamento de floresta; 3 motéis em Alta Floresta; 4 pousadas em Paranaíta; 3 flutuantes em Paranaíta. 

 

As duas cidades oferecem 1.660 leitos (1.208 em Alta Floresta e 452 em Paranaíta).

 

Há 38 estabelecimentos de alimentação, entre restaurantes, lanchonetes, confeitarias, sorveterias, quiosques, pastelarias, etc, em ambas.

 

Nos dois municípios há 7 flutuantes em operação, todos abertos ao público, inclusive nos feriados.

 

Alta Floresta tem 1 operadora de turismo e 2 agências de viagens, enquanto Paranaíta possui uma agência de viagens e turismo.

 

Na área de transportes, as duas cidades contam com 5 locadoras de veículos (4 em Alta Floresta), 4 transportadoras turísticas (todas em Paranaíta), 1 transporte escolar (em Paranaíta) e 1 taxi aéreo (em Alta Floresta).

 

Alta Floresta possui um ginásio (4 quadras, 2 com piso antiderrapante, 1 de grama e 1 de areia) e uma pista de motocross.  Paranaíta, além do ginásio, tem um campo de futebol e uma pista de equitação (capacidade para 13.600 pessoas) na área rural da cidade.

 

Há 20 espaços para eventos, entre auditórios, salas de reunião e parques de exposição e empresas especializadas em buffet, som, iluminação, locação e instalação de palco, equipamentos, organizadora de eventos, etc, nos dois municípios.

 

O acesso aéreo à região é feito por meio do Aeroporto Municipal Piloto Oswaldo Marques Dias, em Alta Floresta ou através das 6 pistas de pouso, sendo 2 em Alta Floresta e 4 em Paranaíta.

 

O sistema de saúde das duas cidades é composto por 83 estabelecimentos, sendo 82% localizados em Alta Floresta. Há 6 hospitais ( 5 em Alta Floresta e 1 em Paranaíta;  15 clínicas odontológicas (10 em Alta Floresta e 5 em Paranaíta); 27 farmácias/drogarias (23 em Alta Floresta e 4 em Paranaíta); e 30 postos de saúde (26 em Alta Floresta e 4 em Paranaíta).

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO