Mato Grosso, 25 de Abril de 2024
Mato Grosso

Aluno trompista é selecionado para evento na Venezuela

14.06.2015
14:33
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

O aluno e instrutor da Orquestra Sinfônica Jovem de Nova Mutum, Reginaldo dos Santos Generoso, está entre os dez jovens Brasileiros, a serem selecionados, para integrar a Orquestra Binacional, formada por jovens músicos de diferentes estados do Brasil. Ele participará da sétima edição do Festival Villa Lobos em Caracas, na Venezuela.

O evento irá reunir músicos de vários cantos do mundo, e será realizado entre os dias 18 a 25 de outubro de 2015. “Estar entre os 10 jovens músicos de Mato Grosso é muito gratificante. Estou ansioso com a ida para Venezuela, é a primeira vez que saio do país. Os dias que permanecerei lá, com toda certeza, eu retornarei diferente e disposto a passar tudo o que aprendi aos meus colegas”, disse emocionado Reginaldo dos Santos Generoso.

O Festival Villa Lobos é um trabalho conjunto com El Sistema, Embaixada do Brasil, Instituto Cultural Brasil-Venezuela e Fundação Meijer-Werner, que vem realizando com muito sucesso desde 2007 e este ano homenageia os 40 anos da fundação do prestigioso El Sistema musical da Venezuela e o fundador Maestro José Antônio Abreu.

“No ano de 2013 fizemos nossa primeira experiência formando uma orquestra binacional Brasil/Venezuela, experiência esta que foi de extremo enriquecimento para todos que participaram”, declarou a Fundación Meijer-Werner.

O trompista foi escolhido por méritos próprios, com base em níveis técnicos e o envolvimento com o processo de aprendizagem. Ele foi avaliado por profissionais do Instituto Ciranda de Cuiabá sendo a Coordenadora Pedagógica, Jéssica Gubert, o Coordenador Geral, Jorge Moura e o Diretor Artístico da Orquestra Jovem de Mato Grosso, o maestro Murilo Alves, que além de realizar o trabalho como presidente do Instituto Ciranda de Cuiabá, está à frente da coordenação pedagógica da Orquestra Sinfônica Jovem de Nova Mutum.

Além de Reginaldo, mais nove alunos do Instituto Ciranda participarão do evento, entre eles o percussionista Mayron Glauko Silveira, e o violinista Renato Barreto, ambos já fizeram parte da Orquestra de Nova Mutum e hoje estudam licenciatura em música na Universidade Federal de Mato Grosso.

“Tenho orgulho em saber que os alunos que conheceram as primeiras notas com a gente hoje estão ganhando destaque na música erudita. Vê-los atingindo esses resultados é satisfatório para mim como maestro”, finalizou Edmar Nascimento, maestro e Coordenador Geral da Orquestra Sinfônica Jovem de Nova Mutum.

Durante o tempo que permanecer na Venezuela, a Fundação Meijer-Wener, custeará todos os gastos entre: transporte, estadias, aulas mestras, ensaios e concertos.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO