Mato Grosso, 25 de Abril de 2024
Mato Grosso

Alunos da oficina de capoeira realizam apresentação em escola

25.07.2014
11:55
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Os alunos da oficina de capoeira do Parque Cultural realizaram uma apresentação de maculelê, na última quarta-feira (23), no Colégio Dois Mil.

De acordo com o professor de capoeira Carlos Eduardo Alves Severino, mais conhecido como professor Furacão, a apresentação mostrou para os alunos do colégio um pouco do maculelê, dança folclórica brasileira de origem afro-brasileira e indígena.

O maculelê é uma forma de dança que simula uma luta tribal usando como arma dois bastões, com os quais os participantes desferem e aparam golpes no ritmo da música.

O professor ainda relatou que a verdadeira origem do maculelê é desconhecida, existindo diversas lendas a seu respeito. Em uma delas conta-se que Maculelê era um negro fugido que tinha doença de pele. Ele foi acolhido por uma tribo indígena e cuidado pelos mesmos, mas ainda assim não podia realizar todas as atividades com o grupo, por não ser um índio. Certa vez Maculelê foi deixado sozinho na aldeia, quando toda a tribo saiu para caçar. Eis que uma tribo rival aparece para dominar o local. Maculelê, usando dois bastões, lutou sozinho contra o grupo rival e, heroicamente, venceu a disputa. 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO