Mato Grosso, 20 de Abril de 2024
Mato Grosso

Alunos de cursos da Secitec de Lucas do Rio Verde fazem apresentação de TCCS

29.06.2015
16:02
FONTE: ExpressoMT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Os 32 alunos de cursos técnicos de agricultura, agropecuária e agronomia realizaram na última semana a apresentação dos Trabalhos de Conclusão de Curso, última etapa das atividades em sala de aula antes da formatura. As apresentações aconteceram na sede do Sindicato Rural de Lucas do Rio Verde e contou com a presença de pessoas da comunidade.

A decisão de realizar a apresentação junto ao público é uma maneira de aproximar a instituição da comunidade luverdense, fazendo com que a sociedade conheça o que é produzido em sala de aula.

“Decidimos inovar, colocando isso de uma forma aberta pra que todos possam assistir”, disse José Otacílio Mainardi diretor Secitec, afirmando que os assuntos abordados nos projetos são de interesse da comunidade, já que depois de formados atuarão nas propriedades e empresas rurais.

“Única forma de obter o conhecimento é através da expansão, pesquisa, indo a campo conhecer as lavouras e granjas”, disse ao se referir aos cursos voltados à agricultura.

Os cursos voltados a agricultura são o carro-chefe da Secitec, em razão da realidade econômica de Lucas do Rio Verde e região. Contudo, a instituição também oferece outros cursos na área comercial.

As formaturas das turmas de agronegócio, agricultura e agropecuária acontecem no próximo mês. A Secitec já começa a projetar a formação de novas turmas em cursos que atendem a demanda do município. “Estamos fazendo uma pesquisa de um curso na área empresarial. Se conseguirmos professores, nós poderemos abrir um curso de comércio exterior”, projeta.

Impasse
Sobre o impasse criado com o fim de contratos de alguns professores, a Secitec aguarda decisão da justiça de uma ação impetrada para a não contratação temporária de professores para cursos técnicos pelo governo do estado. De acordo com Mainardi, por serem cursos rápidos e conforme a necessidade da clientela da Secitec, os contratos temporários acabam sendo fundamentais para a manutenção dos cursos.

“É uma ação que ainda está em julgamento e dentro de poucos dias deve sair uma decisão”, explicou.

O diretor da Secitec de Lucas do Rio Verde salientou que o governo do Estado está tomando algumas soluções alternativas. Nesse sentido, foi encaminhado para a Assembleia Legislativa, projeto de lei que regulamenta a contração de profissionais na educação técnica e profissional. “Essa lei é válida para a Universidade Federal e os institutos federais, e o governador quer essa lei aprovada em nível estadual para que se possa contratar esses professores temporários, que deixa de ser emergencial para ser contratado com prazo determinado”, conclui.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO