Mato Grosso, 06 de Maio de 2024
Mato Grosso

Alunos fazem projeto para reformar campus da Unemat de Sinop e governo garante recursos

10.09.2015
17:55
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Após 25 anos de fundação, comemorados hoje (10),  o campus da  Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) em Sinop precisa urgentemente de ampliação e reparos na sua estrutura física. Essa  foi a tônica de uma reunião realizada na tarde de ontem com o secretário-chefe da Casa Civil, Paulo Taques, promovido pelo deputado estadual Dilmar Dal' Bosco (DEM) e que contou com a presença das universitárias Juliana Carolina Crucccitti e Elaíse Gabriel, representantes do corpo discente da instituição.

De acordo com as universitárias, durante visita a Sinop, no mês de junho, foi entregue ao governador Pedro Taques (PSDB) um orçamento no valor de R$ 400 mil para a construção de laboratórios e reforma da unidade.

A execução da obra,  que incluirá drenagem fluvial, será feita pelos alunos da instituição, por meio da Empresa Jr. de Engenharia Civil e Elétrica.

"O projeto de reforma foi feito pelos alunos, que também serão os executores da obra. Dessa forma, os custos caem pela metade, o que é bom para o Estado e também para os nós,  já que é uma ótima oportunidade para colocarmos em prática tudo o que é oferecido nas salas de aula", defendeu Juliana. 

Encantado com a proposta apresentada pelos estudantes, o secretário-chefe da Casa Civil comprometeu-se a reunir, ainda nesta semana,  com a secretária de Estado de Ciências, Tecnologia e Inovação (Secitec), Luzia Trovo, e com o secretário de Fazenda, Paulo Brustolin, para agilizar a  liberação desses valores. 

"Trata-se de uma iniciativa louvável dos estudantes da Unemat em Sinop e que pode e deve ser ampliado para todos os campi, já que é um ótimo exemplo a ser seguido. Vocês podem sair daqui certos do meu empenho e do governador Pedro Taques para a reforma daquela unidade de ensino", exaltou o gestor.

O pré-projeto, composto por memoriais descritivo e quantitativo e planilhas de custo, é fruto do trabalho dos estagiários da Empresa Jr. de Engenharia Civil, Alexandre Daniel Seben, Eduardo Schoffen, Eric Milani Soares, Heytor Donizetti Pereira Alves, Louysse Emy Konno Piton, Lucas Rafael Pereira e Matheus dos Santos Gauvão de Araújo, com o auxílio do Diretor de Projetos, Thales Tati Gonçalves Vicente, e coordenação do professor Julio César Beltrame Benatti, e contempla a reforma do telhado do anfiteatro, ampliação do laboratório de solos, manutenção e reparo de piso, reparo estrutural do telhado de salas de aula, drenagem pluvial, pintura externa entre outros.

Dilmar Dal’ Bosco ressaltou a importância da obra, lembrando que a ampliação das graduações foi feita sem nenhuma adequação técnica ou humana, e que as  cursos como o de engenharia elétrica estão formando apenas alunos teóricos, devido à inexistência de laboratórios para aulas práticas.

O parlamentar pontuou ainda que desde sua implantação, em 1990, o campus de Sinop colaborou para a expansão do município, colocando no mercado de trabalho milhares de profissionais capacitados e trazendo um ensino superior de qualidade para uma população, que muitas vezes tinha que se deslocar milhares de quilômetros para poder cursar uma faculdade.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO