Mato Grosso, 19 de Abril de 2024
Mato Grosso

Alunos ocupam IFMT contra PEC 241 e reforma no ensino médio em Cuiabá

24.10.2016
15:01
FONTE: G1 MT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Prédio do IFMT no Centro de Cuiabá está ocupado por estudantes
Cerca de 80 alunos do campus Octaya Jorge da Silva, do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), em Cuiabá, ocuparam o prédio da instituição na manhã desta segunda-feira (24). Os estudantes protestam contra a proposta de reforma do ensino médio e contra a PEC 241, que estabelece teto de gastos públicos por um período de 20 anos, incluindo a área de educação.

De acordo com a organização do protesto, a ocupação foi aprovada em assembleia geral dos estudantes, na última quarta-feira (19), e deve seguir até terça-feira (25). Alguns alunos devem dormir no campus.
Segundo Leonardo Rondon, estudante do IFMT, os alunos consideram as medidas um ataque à educação, pois limitam os investimentos. “Nós sabemos que educação não é gasto, é investimento", declarou.

Ele afirmou que os investimentos na educação serão corrigidos de acordo com a inflação do ano e que isso não será suficiente para investir em uma medida provisória que prevê a amplitude da carga horária, de 400 horas para 1400 horas.

"Não se pode fazer isso sem investimento, sem piorar a infraestrutura já precária das instituições educacionais do país”, explica.

Ainda de acordo com Leonardo, que é aluno do curso de edificações, os estudantes têm dificuldades devido à falta de estrutura das instituições.

“A gente precisa de material para realizar ensaio e, muitas vezes, não tem. Precisamos de laboratório para aulas de Autocad e também não temos”, disse.

A assessoria do IFMT informou que as aulas estão suspensas hoje devido à ocupação. A instituição declarou que respeita a manifestação dos alunos e a avalia como legítima.

O IFMT confirmou ainda que o campus de Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá, também foi ocupado. A ocupação ocorre desde a noite de quinta-feira (20).

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO