Mato Grosso, 18 de Abril de 2024
Mato Grosso

Ambientes apresentam propostas de decoração diferentes para homens e mulheres

26.08.2014
14:34
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Empresários, executivas, universitários, casais, solteiros, "quarentões", moças e famílias inteiras têm ambientes especiais na Casa Cor Mato Grosso 2014 para buscar inspiração. Espaços dedicados ao feminino e masculino se misturam a ambientes projetados para reunir amigos e parentes em um mesmo local. Na mostra deste ano, a presença de elementos delicados, com requinte e elegância compõem alguns dos espaços para o público feminino. Já os homens contam com ambientes mais sóbrios, modernos e práticos. Para as famílias, a aposta é em espaços amplos que garantem maior integração.
 
Com cores fortes e sóbrias como o cinza e o preto, o Loft do Universitário do designer Roberto Gomes, propõe uma nova visão a respeito do jovem estudante. A ideia é criar um ambiente onde os momentos de inspiração, estudo e também, lazer, estejam aliados. Gomes explica que buscou o conceito do "loft" para o quesito morar bem, sem esquecer das peculiaridades de um universitário, como um espaço para seus livros e computador, uma cama confortável para descansar e uma cozinha para o preparo de lanches rápidos e alguns pratos mais elaborados.
 
Em relação aos elementos masculinos presentes no Loft, o designer diz que não impedem que as universitárias também o utilizem. Isto porque, para Gomes, cada vez mais o conceito homem x mulher tem se fundido, tanto nos costumes de modo geral, como na arquitetura também.
 
"O ambiente tem toques tanto masculinos quanto femininos. Não vejo tanto como um espaço onde só os homens poderiam morar. Não é porque tem azulejos azuis, por exemplo, que uma jovem deixaria de gostar. Hoje em dia, estes conceitos estão mais modernos. Prova disso é que vejo mulheres visitando o ambiente e gostando muito também, assim como os rapazes", acrescenta.
 
Já o Espaço da Executiva tem sido apreciado com mais atenção pelas mulheres que passam pela Casa Cor MT. Planejado pelos arquitetos de Sorriso (MT), Rone Franciosi Parizzi e Jair Portari Júnior, o ambiente traz objetos de decoração com toque refinado e super femininos, caindo no gosto tanto de executivas como de mulheres de todas as profissões. Jair afirma que para o local, ele e Rone pensaram em ir além do escritório de trabalho tradicional.
 
"É um ambiente de trabalho, mas é um espaço de estar também, onde a executiva pode realizar um atendimento menos formal, se preferir. Por ser um local destinado à mulher, utilizamos cores mais femininas tanto nas paredes, como na escolha dos objetos. As peças são muito delicadas também. Outro item que traz um requinte é a cortina de seda", pontua o arquiteto.
 
Os homens de negócio também têm um espaço pensado para eles na mostra deste ano. Desenvolvido pelos arquitetos Helen Ribeiro, Laura Dorilêo, Maira dos Reis e Pedro Barros, o Studio do Empresário é mais um ambiente onde os elementos masculinos podem ser vistos. Pedro explica que o espaço é uma mistura entre o escritório de trabalho e um flat para descanso e relaxamento. Entre os itens que dão um ar mais masculino ao Studio, o arquiteto elenca a cor cinza predominante, a televisão atrás do painel de vidro branco, algo muito bem comentado entre os visitantes da Casa Cor MT, além de um bar para receber amigos e clientes para um happy hour.
 
"O bar tem um efeito muito interessante com esses nichos para separar as bebidas. Escolhemos a cor cinza tanto para dar um visual mais sóbrio, como mais masculino também, já que o ambiente tem como foco os homens. Outro item que tem chamado a atenção é a cama em balanço, que complete este conceito do Studio, de aliar o local de trabalho com uma área para descanso também", complementa.
 
Integração - Enquanto homens e mulheres têm ambientes específicos na Casa Cor MT 2014, as famílias também contam com espaços dedicados a união e integração entre moradores e visitantes. Responsável pelo Family Room, a arquiteta Lúcia Galvão explica que idealizou para o ambiente um local de confraternização, com conforto e informalidade. Utilizando cores neutras por todo o espaço, Lúcia mistura texturas como as fibras naturais e o crochê para oferecer um toque de relaxamento. Além disso, a arquiteta traz painéis em madeira para aquecer o ambiente.
 
"Tem sido uma tendência cada vez mais entre as pessoas trazer amigos e parentes para dentro de casa. Pensando dessa forma, as residências precisam ter ambientes prontos para receber visitantes. Já não se aceita mais uma sala pequena, isolada do restante da casa. Hoje, o conceito de integração é muito forte. O Family Room, por exemplo, é um espaço amplo, onde há locais reservados para conversas mais íntimas, assim como sofás que comportam várias pessoas", conta.
 
Quem também pensou em um ambiente para encontros familiares e entre amigos foi a arquiteta Mychely Bons-Olhos Faust, junto com a designer Fabiana Conera. No espaço Estar Íntimo, a proposta é que os moradores, apesar de suas características e diferenças tenham um local em comum na casa. Mychely acrescenta que o televisor ao centro, com música ambiente, contribui com o aspecto de harmonia e união.
 
"Cada pessoa tem seu próprio ambiente na casa, com seus gostos e preferências. Já o Estar Íntimo é um espaço para que todos possam ficar e passar momentos juntos. Nossa ideia é que ele fique entre os quartos, justamente para ser um ambiente de integração. No momento em que uma pessoa passa de um local para o outro, tem aqui uma área em comum", finaliza.
 
A Casa Cor MT fica aberta ao público até o dia 14 de setembro. O horário de funcionamento é das 14h às 22h, durante todos os dias. O valor do ingresso é R$ 30, sendo que meia entrada (R$ 15) será válida para estudantes e idosos a partir de 60 anos.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO