Mato Grosso, 26 de Abril de 2024
Mato Grosso

Amigos do Rio Verde homenageia advogado e mantém missão de conscientizar a comunidade

31.08.2015
01:00
FONTE: ExpressoMT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

A 9ª edição do Amigos do Rio Verde homenageou o advogado Fábio Moleiro, morto em acidente de trânsito no início do mês no bairro Bandeirantes. O evento aconteceu no sábado e iniciou com plantio de mudas nativas em propriedade rural no Recanto dos Macucos e prosseguiu com atividade de conscientização sobre a preservação do Rio Verde, que dá nome à cidade.

A primeira atividade do dia foi o plantio de árvores. A ação foi acompanhada pelo vice-prefeito Miguel Vaz, secretários municipais e voluntários do Amigos do Rio Verde, ação que foi iniciada pela TV Rio Verde e assumida pela Associação Luverdense de Imprensa. Em seguida, os voluntários seguiram em embarcações pelo Rio Verde fazendo a limpeza das margens. Em pouco mais de uma hora, muito lixo foi recolhido, principalmente na área conhecida como prainha e que é usada por banhistas nos finais de tarde e fins de semana.

“A gente observou que houve uma redução no volume de lixo nos locais de pesca. Eu observei muito lixo do lado de Sorriso, de repente não tem a mesma conscientização do pessoal que pesca do lado de lá. E muito lixo onde é ponto de consumo de drogas. Infelizmente tem muito. O pescador do Rio Verde está perdendo espaço pro consumo e tráfico de drogas”, constatou Juliano Bagini.

Toda a ação foi acompanhada por bombeiros militares que ajudou no atendimento a uma embarcação que sofreu com a água entrando no barco. Foi preciso retirar as pessoas do barco, transferindo para outra embarcação. “Nada grave. A embarcação acabou fazendo muita água, num defeito no bujão, na válvula de escoamento, acabou pegando uma marola, entrou muita água no barco, por sorte conseguiu chegar ate a margem e demos ali todo o apoio pra ele conseguimos ter segurança”, assinalou o soldado Alexsander, que esteve acompanhado dos também soldaados Rewson e Adorno.

Após recolher o lixo e embarcar em um caminhão cedido pela Prefeitura, os voluntários retornaram à chácara de Pedro Dantas, onde ocorreu uma confraternização e a gravação do Show Raízes. O proprietário agradeceu a presença dos voluntários, ressaltando a importância do movimento que busca despertar a conscientização da comunidade sobre os cuidados com o meio ambiente.

O presidente da ALI, Valdecir Chagas, exibiu um banner com uma homenagem ao advogado Fábio Moleiro, que morreu em acidente de trânsito no último dia 13. Moleiro foi voluntário no Amigos do Rio Verde e sua dedicação foi destacada por Chagas. A família do advogado vai receber o banner como reconhecimento por seu envolvimento com a campanha liderada pela ALI que esse ano trabalha a conscientização para que as futuras gerações tenham melhor qualidade de vida. “E esse ano contamos com mais voluntários que estão preocupados com o meio ambiente, por isso adotamos o lema ‘que mundo herdarão os nossos filhos’ para despertar essa conscientização”, pontuou. 

O vice-prefeito de Lucas chamou a atenção para o número de crianças presentes no Amigos do Rio Verde. Miguel Vaz destacou que isso mostra a preocupação em preservar e manter as reservas naturais. Em conversa com o ExpressoMT, Vaz lembrou o projeto Lucas do Rio Verde Legal que deu base para outras ações em níveis estadual e federal. O projeto foi concebido para zerar o passivo ambiental das propriedades do município. “É um bom exemplo que ganhou destaque nacional. São mais de 700 nascentes de rios que foram protegidas as suas margens”, citou.

Além do viés histórico, preservar o Rio Verde permitirá que futuramente o rio possa abastecer os domicílios luverdenses. “Muito em breve abastecerá nossa cidade. É o rio onde vamos colher a água, tratar ela, beber e usar para outras finalidades. Nós temos muito é que cuidar. As pessoas têm que ter cada vez mais a consciência de cuidar e a ação da ALI foi exatamente nessa direção”, concluiu Miguel Vaz.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO