Mato Grosso, 25 de Abril de 2024
Mato Grosso

ANOREG-MT participa da abertura da 9ª edição do projeto ribeirinho cidadão

12.02.2016
15:45
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

A Diretora de registro civil da Associação dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso (Anoreg-MT), Cristina Cruz Bermaschi, esteve presente na abertura da IX edição do Projeto Ribeirinho Cidadão na manhã desta sexta-feira (12) em Santo Antônio do Leverger/MT.

O evento contou com a presença de inúmeras autoridades do Estado. O projeto, cujo intuito é prestar assistência jurídica e social de forma integral e gratuita a população ribeirinha, terá duração de 17 dias.

O Cartório do 2º Ofício de Santo Antônio de Leverger participa da ação com os serviços de registros civis. Conforme disse o titular da serventia, Félix Alvarez Paulino, serão duas semanas de trabalho. “Trabalhamos nessa parceria  pela nona vez. Visitaremos as comunidades carentes resolvendo problemas dos cidadãos no ato como casamento, divórcio, registro de nascimento e óbito”.

Cristina Bergamaschi esteve presente também como representante da Arpen-MT. Dividido em duas etapas, fluvial e terrestre, a expedição contará com mais de 60 profissionais entre defensores, juízes, médicos, promotor de Justiça, oftalmologistas, dentistas, assistentes sociais e outros profissionais aptos a solucionar questões jurídicas e sociais.

A ação irá atender ribeirinhos de 46 comunidades nos municípios de Santo Antônio de Leverger, Barão de Melgaço, Poconé e Juscimeira. Durante todo Ribeirinho serão emitidos documentos como Identidade Civil, Carteira de Trabalho e CPF e doados óculos, medicamentos, brinquedos e peças de vestuários, estas cedidas pela Receita Federal e distribuídas à população mediante entrega de lixo retirado das margens dos rios. Também serão realizadas dinâmicas de educação ambiental. 

Para o registrador Félix Paulino, o alcance do projeto este ano irá superar todas as expectativas. “Está bastante animador, a divulgação aumentou muito e a população está acostumando com essa caravana que acontece todo ano, a expectativa é muito boa”.
Nesta 9ª edição a parte fluvial contará com quatro embarcações, sendo duas chalanas, o navio hospital da Marinha do Brasil e uma chalana de Colônia de Pesca Z-5. Cada um dos barcos tem um papel fundamental dentro do projeto. As chalanas, além de servirem de hospedagem para a equipe de voluntários que trabalham no projeto, também são utilizadas como ponto de atendimento nos locais onde elas atracam ao longo do rio.

A parte terrestre começa no dia 23 de fevereiro com o primeiro atendimento na comunidade de Córrego D’Ouro. Ao todo, são 20 comunidades, entre elas Fátima de São Lourenço, reserva indígena Gomes Carneiro, Baia São João, Mimoso e Agrovila das Palmeiras, encerrando o percurso no dia 29 de fevereiro.

Idealizado pela Defensoria, o Ribeirinho Cidadão é realizado em parceria com o Tribunal de Justiça de Mato Grosso, com apoio do Governo do Estado, Tribunal Regional do Trabalho, Ministério Público Estadual, Juizado Volante Ambiental de Cuiabá, INSS, Marinha do Brasil, Assembleia Legislativa, Ministério do Trabalho e Emprego, Receita Federal, Incra, Secretaria Estadual de Segurança Pública e de Saúde, Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, SAMU, Sesc Pantanal, Funasa, Prefeituras de Santo Antônio de Leverger, Barão de Melgaço, Juscimeira e Poconé, Câmara de Vereadores de Santo Antônio de Leverger, Comando-Geral da Polícia Militar do Estado, Universidade Federal de Mato Grosso, Doctor Master Medicamentos Odontológicos, Comércio de Medicamentos DMC, distribuidoras de medicamentos Mega Farma e Quality Farma, Colônia de Pescadores Z5, AMEC e médicos voluntários.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO