Mato Grosso, 20 de Abril de 2024
Mato Grosso

Antiga casa de governadores completa 75 anos

28.01.2015
08:15
FONTE: Gabriela Sant'Ana

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • A antiga Residência dos Governadores

Acreditar no potencial da história do Estado de Mato Grosso, provocando reações das mais diversas da cultura regional, é mais que uma vontade: trata-se de uma necessidade. Para celebrar os 75 anos da antiga Residência dos Governadores, a Associação Casa de Guimarães, em parceria com a Donamaria Comunicação Criativa, a Casa dos Projetos e o Museu de Arte de Mato Grosso, está preparando uma programação com ações que serão realizadas ainda no primeiro semestre do ano. A história política e social do local, que abrigou 14 chefes de Estado, será contada de diversas formas. Além de exposições, também será lançado, no dia 03 de fevereiro, o selo comemorativo, marco principal pelos três quartos de século do local.

 

Conforme os organizadores do evento, o aniversário da antiga Residência dos Governadores, sede atual do Museu de Arte de Mato Grosso, que é gerido pela Associação Casa de Guimarães, não poderia ser comemorado em apenas um dia. As ações comemorativas pretendem apresentar à sociedade não só a estrutura da residência mas, principalmente, as histórias de quem viveu ali, que ainda é conhecida por poucos.

 

Para o ex-governador Júlio Campos, que foi o último a viver na casa, com a esposa e quatro filhos, entre 1983 e 1986, o período foi marcado pela boa relação com o legislativo e a população. “Como a residência foi construída no centro de Cuiabá, havia muita proximidade com a população. Lá recebemos muitas visitas, principalmente de autoridades nacionais, como os presidentes da República João Figueiredo e José Sarney, a internacionais, como os embaixadores da extinta União Soviética, do Kuwait e do Japão. Além disso, uma vez por mês era tradição organizar o jantar de confraternização que reunia secretários e deputados estaduais e senadores”, conta ele.

 

Elaborada pelo arquiteto Humberto Kaulino, a casa localizada na Rua Barão de Melgaço, 3.565, Centro de Cuiabá seguiu o estilo neocolonial de matriz norte-americana, usado no Rio de Janeiro, na década de 30. Solenemente entregue no dia 16 de janeiro de 1940, a Residência foi a primeira em Cuiabá a ter fogão a gás, adega e piscina. A antiga Residência foi tombada pelo Estado através da portaria nº 53/83, publicada no Diário Oficial do Estado em 9 de janeiro de 1984.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO