Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Mato Grosso

Apagão atingiu 93 cidades; 72% dos moradores de MT foram afetados

15.05.2015
14:53
FONTE: Denise Soares/G1 MT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

O apagão registrado na Grande Cuiabá e em várias cidades mato-grossenses atingiu 72% dos moradores do estado na noite desta quinta-feira (15). De acordo com a Energisa, concessionária de energia elétrica do estado, o problema no fornecimento de energia começou às 19h10 [horário de Mato Grosso] e começou a ser restabelecido, de forma gradual, às 19h24. No entanto, as causas da interrupção são desconhecidas.

Em nota enviada à imprensa nesta sexta-feira (15), a Energisa afirmou que foram afetados 93 dos 141 municípios de Mato Grosso, incluindo Cuiabá e Várzea Grande, a Baixada Cuiabana e as regiões Oeste, Centro Norte e o Norte. Na região Sul, apenas Campo Verde, Nova Brasilândia e Planalto da Serra foram afetadas e não houve interrupção da região do Araguaia. No total, 72% dos consumidores ficaram sem energia. De 1,243 milhão de unidades consumidoras, 897 mil ficaram sem energia.

A maioria dos consumidores teve a energia religada até às 20h. Parte dos municípios foi normalizada antes das 20h30 e os demais até as 21h14. A concessionária informou que a falha teria ocorrido em equipamentos de transmissão que fazem parte do Sistema Interligado Nacional (SIN).

Segundo a assessoria do Operador Nacional do Sistema (ONS) - órgão responsável pelo controle e transmissão de energia elétrica do SIN -, às 20h11 [horário de Brasília] foi registrado o desligamento automático parcial do sistema de Mato Grosso, Acre e Rondônia, das usinas hidrelétricas Rondon II, Jauru, Guaporé, Manso, Dardanelos e Ponte da Pedra. Também houve desligamento parcial das termoelétricas Cuiabá, Termonorte II e das PCHs de Mato Grosso.

O ONS e a Energisa ainda devem fazer análises técnicas para identificar as causas do apagão que atingiu Mato Grosso.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO