Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Mato Grosso

Apoio de famílias: Comunidade terapêutica debate projeto de José Muvuca

31.07.2014
08:48
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

A proposta de criação de clínicas para recuperação de dependentes químicos e outras drogas nos 141 municípios de Mato Grosso foi apresentada na tarde desta quarta-feira 30/07, para representantes de comunidades terapêuticas pelo candidato ao governo do estado, o jornalista José Marcondes Muvuca. A reunião aconteceu na região do Sucuri, onde se concentra grande parte das clínicas que recebe internos de várias cidades do estado.

Na ocasião, Muvuca ouviu reclamações sobre a falta de apoio por parte do poder público e a própria inabilidade dos órgãos do estado em lhe dar com a adicção. "O estado não ampara, e quando tenta ajudar a burocracia é grande e emperra o trabalho, além disso os aparelhos que dispõe (Cras), mesmo com médicos, psicólogos, etc, não tem habilidade para lhe dar com a doença da adicção", revela o conselheiro em dependência química e coordenador terapeuta Cleriston Simões Santos.

"Já houve caso onde uma mãe desesperada que procurou internação para seu filho, fez o cadastro mas não tinha a vaga, dois dias depois ligaram pra mãe e ela disse "Não precisa mais, meu filho já morreu".

O combate as drogas, uma das bandeira que Muvuca levantou nesta campanha, vem ganhando adesão das famílias com quem ele faz reuniões. Além de implantação de clínicas, ele propõe o enfrentamento ao tráfico através do fechamento da fronteira, bem como o combater as suas causas "Temos que atacar o mal pela raiz, ofertando oportunidade para os jovens, boa educação, escola em tempo integral, ensino de artes marciais, cultura, esporte, lazer e todas as oportunidades que o estado pode ofertar para que nossos filhos não sejam adotados pelos traficantes ou se envolvam com a criminalidade", defende.

De acordo com os terapeutas "Nem todos têm problema com álcool, mas aqueles que se identificam com a doença e querem ser tratados, tem que ter uma chance de recuperação, isso é resgatar vidas". A própria incapacidade em lhe dar com as adversidades do dia-a-dia, o gerenciamento das crises pessoais, tudo isso influencia no drama do alcoolismo e uso de drogas, que traz outros malefícios consigo, como acidentes de trânsito, violência, crimes e toda sorte de comportamento destrutivo na sociedade.

A proposta do candidato ao governo foi muito bem recebida e prontamente mereceu apoio de comunidades terapêuticas.  A ideia é implantar as clínicas mas com a coordenação de ex-adictos. "Não é só com medicação e internação que se restabelece uma vida perdida por este mal, na hora que se chega numa clínica faz toda a diferença você encontrar alguém lá que diga "Eu sei o que você está passando". 

Essa identificação é importante para o adicto compreender que é possível vencer essa batalha. "Não basta conversar com um psicólogo, dar um remédio, depois acaba o plantão e ele vai embora. Eu serei um governador que vai cuidar disso pessoalmente, junto com as famílias. Com isso diminuiremos muito o número de perdas de vidas, violência e daremos oportunidade para nossos jovens, inclusive, de serem governadores do estado, como eu posso ser". 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO