Mato Grosso, 23 de Abril de 2024
Mato Grosso

Após eleição, Binotti fala sobre economia e emprego em Lucas do Rio Verde

03.10.2016
21:38
FONTE: Kimberly Schäfer/ExpressoMT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Prefeito eleito Flori Luíz Binotti, ao lado de sua esposa Rafaela Frizzo e seu vice SÍlvio Fávero

O prefeito eleito ontem (02) em Lucas do Rio Verde, Luiz Binotti, acompanhado da esposa Rafaela Frizzo e de seu vice Silvio Fávero, recebeu a imprensa local na tarde desta segunda-feira (03). O candidato obteve 14.408 votos e conquistou a vitória inédita sob o grupo político histórico do município, que obteve apenas 242 votos a menos. Empresário e produtor rural, reside em Lucas do Rio Verde há 28 anos, e lançou-se pela primeira vez ao pleito eleitoral.

Binotti deu início à coletiva externando gratidão e alegria pela vitória obtida ontem, ressaltando a responsabilidade que o cargo exige e se propondo a cumprir tudo que foi prometido. O novo prefeito também fez menção à família, coordenadores de campanha, imprensa e principalmente, à população luverdense.

O candidato recém-eleito respondeu várias perguntas, desde o sentimento pós-vitória a questões econômicas do município. Fávero e Rafaela também tomaram a palavra.

Primeiros Passos

Como um dos primeiros passos a serem dados, Binotti mandou um recado para as lideranças luverdenses:

 “Quero fazer um chamamento a todos os luverdenses, a todas as lideranças de Lucas do Rio Verde. Encerrou para nós esse embate político, vamos deixar, a partir de agora, isso para trás. [...] Queremos que todas essas pessoas venham fazer parte do nosso governo, queremos governar para todos que votaram em nós e para todos que não votaram, vamos governar para todos. [...] Acredito que o país irá melhorar economicamente a partir de 2017 e todos irão se beneficiar, por isso convoco todos os luverdenses para fazermos uma grande gestão”.

Gestão

Binotti afirmou que um dos principais compromissos da nova gestão será a valorização do cidadão.

“Como falamos durante a campanha, o que está certo em Lucas do Rio Verde nós vamos continuar fazendo certo e até melhorar, e vamos implantar uma nova visão, a nossa visão. Tem algumas coisas que, nós entendemos que podem ser diferentes. Lucas do Rio Verde é um município de destaque e a gente quer continuar com esse destaque, porém, com um novo rumo na questão humanitária, na questão de valorização. Queremos fazer uma gestão de valorização das pessoas, valorização do servidor público” – afirmou o prefeito.

Política

Ao ser indagado sobre os vereadores eleitos no domingo, cuja maioria é da coligação oposta, Binotti falou: 

“Creio que não vamos ter maior dificuldade. Houve uma renovação da Câmara, e essas pessoas estão entrando com ideias novas. Acredito não ter nenhuma dificuldade. Sei que as pessoas que entraram na Câmara são pessoas de bem, logicamente, e que vão pensar no bem de Lucas do Rio Verde. Tenho certeza que o grande partido nosso, a partir de agora, é o nosso município.”

Habitação

Quanto à habitação em Lucas do Rio Verde, a proposta do novo prefeito é retomar a parceria junto ao Governo Federal e Caixa Econômica na construção de mais casas. Além da construção de um loteamento popular, no qual a prefeitura irá fornecer terrenos com infraestrutura e vender ao cidadão a preço de custo, disponibilizando três modelos de construção residencial por meio de engenheiros e arquitetos contratados pela prefeitura.

“Estamos com o projeto de mil terrenos, que podemos entregar a preço de custo para as pessoas que ainda não tem casa. [...] Depois, de posse da escritura e do projeto, o cidadão pode ir a qualquer banco e financiar o recurso, ou fazer uma parte da casa e alugar e com o valor do aluguel terminar a casa, ou fazer completo. Será a contribuição do município na questão da habitação.” – esclareceu Binotti.

Economia e Emprego

Nessa área, prefeito e vice apresentaram propostas para diminuir o alto custo de vida do município e trazer mais empregos à Lucas do Rio Verde.

“Nos últimos quatro anos poucas empresas se instalaram aqui. Esperamos que a gente consiga trazer mais empresas, trazer a faculdade pública, buscar fazer parcerias com o governo do Estado, governo Federal, com a iniciativa privada, quem sabe com negócios internacionais. Creio que trazer mais investidores internacionais é possível. Vamos usar de todas as estratégias e todos os relacionamentos para nos ajudar a trazer mais investidores e empresas ao município para ofertar mais emprego aos luverdenses. Vamos trabalhar diuturnamente”. – declarou Binotti.

Quanto ao custo de vida:

“Nós precisamos fazer, imediatamente, e tem condições de fazer sim, uma revisão tributária. Nosso alvará é caríssimo, nosso IPTU é caríssimo, nossa água é caríssima, nós temos como rever e vamos rever. A partir do momento que fizermos uma revisão tributária, automaticamente, o preço cai no bolso da população. É inadmissível, e vamos conversar com o governo do Estado sobre, que o combustível passa por aqui e vai até Sinop para bater um simples carimbo para depois vir descarregar em Lucas. O combustível de Primaverinha é mais barato do que o de Lucas do Rio Verde. [...] A partir do momento que, junto com o Carlos Fávaro, começarmos a fazer essa diferença, vamos todos sentir no bolso do luverdense. [...] É o que todos estamos precisando, abaixar o custo de vida.” – disse Silvio Fávero.

Secretariado

Quanto à direção das secretarias do município, cargos de confiança de um gestor, Luiz deixou claro que ainda não tem nomes para os novos secretários e que a equipe ainda está em processo de formação.

“Ainda não definimos nada. Vamos, a partir de agora, começar essas conversas. Pretendemos dialogar muito para formar uma grande equipe. [...] Um time do prefeito, do vice-prefeito e dos secretários. Time para atender cada vez melhor o nosso público-alvo que é a população de Lucas do Rio Verde” – externou.

O Vice

O vice-prefeito Silvio Fávero também agradeceu a população luverdense. Fez questão de ressaltar sua amizade com o atual prefeito Otaviano Pivetta, e a experiência que adquiriu ao lado da gestão que esteve governando Lucas do Rio Verde durante 20 anos. Afirmou que irá agregar seu conhecimento à sua gestão ao lado de Binotti, e que a população continuará sendo assistida de perto.

“Trabalhei com o Otaviano no primeiro mandato dele, é meu amigo particular. Fiz muito por Lucas desde o início, e agora vou auxiliar o Binotti. Estou disposto a ajudar e passar todo o conhecimento que adquiri durante todos esses anos, como gerente do Otaviano, chefe de gabinete, coordenador jurídico, advogado da Câmara Municipal. [...] Nós vamos fazer um administração voltada para o povo. Queremos adotar em Lucas do Rio Verde o que o Brasil esta adotando hoje com o juiz Sérgio Moro, que admiro demais.” – externou o vice-prefeito.

Primeira-Dama

Rafaela Frizzo foi uma das figuras mais expressivas durante a campanha eleitoral. Mãe de duas meninas, a primeira-dama do município se emocionou quando indagada sobre a experiência que adquiriu durante as visitas aos cidadãos luverdenses, e o papel que irá desempenhar ao lado do esposo e próximo prefeito, Luiz Binotti.

“Eu pude testemunhar várias dificuldades, mas a principal, foi a questão da miséria, da fome – disse Rafaela com os olhos marejados. – A gente viu muita gente passando fome, muitas famílias passando fome, muitas necessidades. Isso foi muito chocante! Eu não imaginava que aqui em Lucas existisse isso, eu não sabia desse lado. Nessas caminhadas eu percebi que as pessoas querem muito alguém para olhar por elas. [...] Eu percebi que para essas pessoas mais humildes, um simples abraço, um simples aperto de mão, uma simples conversa, é muito gratificante. O que elas querem é atenção, e o que eu quero fazer é isso. Não é ficar sentada em um cadeira e só, mas sair nos bairros e conversar com as pessoas, esse será o meu papel. [...] Sei que as pessoas esperam muito de mim e quero corresponder à altura.” 

O trabalho de Luiz Binotti e Silvio Fávero como governantes de Lucas do Rio Verde começa no dia 01º de janeiro de 2017, quando a atual gestão, chefiada por Otaviano Pivetta e Miguel Vaz, encerrar o mandato no dia 31 de dezembro deste ano.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO