Mato Grosso, 23 de Abril de 2024
Mato Grosso

Armadilhas furam pneus de carros da polícia durante retirada de grileiros

06.12.2016
16:55
FONTE: Pollyana Araújo/G1 MT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Pneus dos carros da PM, Polícia Civil e do Conselho Tutelar furaram
  • Operação para retirada de grileiros é realizada em Vila Bela da Santíssima Trindade
Equipes da Polícia Militar, Polícia Civil e do Conselho Tutelar foram vítimas de armadilhas montadas nas estradas de acesso à Fazenda Pousada do Guaporé, no município de Vila Bela da Santíssima Trindade, 562 km de Cuiabá, nesta segunda-feira (5). Os pneus dos carros usados pelas instituições durante uma operação para a retirada de grileiros da propriedade foram furados. A desocupação da propriedade rural foi determinada pela Justiça.

O policial civil Anderson Fernandes, que participa da operação, afirmou que foram deixados na estrada pregos soldados entre si, armadilha conhecida como "jacaré". Todos os seis carros tiveram os pneus furados e, para chegar até as áreas invadidas e dar continuidade à ação, os policiais contaram com a ajuda de um caminhão usado para dar apoio às equipes durante o trabalho.

"Tinha um caminhão nos dando apoio. O motorista pegou os pneus furados, os levou até uma borracharia para o conserto e voltou, enquanto aguardamos", disse o investigador.

Segundo ele, a operação de retirada ainda continua. São pelo menos 15 famílias vivendo em loteamentos irregulares nessa fazenda. As terras já foram divididas e alguns, inclusive, pagaram pela área a grileiros anteriores e possuem "contratos de gaveta".

No entanto, nenhum deles, conforme a polícia, apresentou algum documento comprovando o direito à posse da terra. "Eles não são proprietários da área, não possuem registro de imóvel. Ninguém apresentou nenhum documento, apenas ocuparam a área. Existe umlíder dessa invasã, que está acompanhando a operação", disse o policial.

A fazenda fica a aproximadamente 30 km do perímetro urbano de Vila Bela da Santíssima Trindade. Na propriedade, conforme o policial, foi constatado desmatamento ilegal. "Cortaram árvores perto dos leitos dos córregos e estão desmatando irregularmente", pontuou.

Ao passo que as famílias estão sendo retiradas, as casas e barracões construídos na fazenda estão sendo destruídos para tentar evitar o retorno. Aesar dessas armadilhas, a ação ocorre de forma pacífica.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO