Mato Grosso, 26 de Abril de 2024
Mato Grosso

Atacadistas aderem a programa estadual de inclusão produtiva

01.07.2015
07:12
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Empresários atacadistas representados pela Associação Mato-grossense de Atacadistas e Distribuidores (AMAD) e pelo Sindicato do Comércio Atacadista e Distribuidor de Mato Grosso (SINCAD-MT) assinaram na segunda-feira (29.06) termo de adesão ao Emprega Rede, primeiro programa de inclusão produtiva em rede do país criado e lançado pelo Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas). O objetivo do programa é instituir uma política pública integrada e voltada à inclusão sócio produtiva da população em situação de risco e vulnerabilidade social. 
 
A partir de agora, todo cidadão que estiver em busca de emprego poderá acessar os serviços do Sine por meio da rede sócio assistencial (CRAS, CREAS), por meio de delegacias de polícia, do Programa Ação Integrada, dentre outros órgãos e entidades da sociedade organizada. No Sine, o trabalhador terá um atendimento psicossocial, acesso a cursos de qualificação e encaminhamento para vagas de emprego. Para tanto, o Governo do Estado contará com a parceria da iniciativa privada. 
 
Na ocasião, o programa recebeu as primeiras adesões de sete empresas atacadistas: Forte Comercial Ltda, Goiano Atacado de Frutas e Verduras Ltda, Industrial e Comercial Almeida Ltda, Norte Sul Medicamentos Ltda, Norte Sul Real Distribuidora e Logística Ltda, Sborchia Indústria e Comércio de Papés Ltda, e Suprilev Comércio e Distribuidora Ltda. 
 
Para o governador Pedro Taques, a presença da classe empresarial foi uma demonstração de confiança na atual administração. “Agradeço a participação e a credibilidade da iniciativa privada, o que atesta que o Estado de Mato Grosso não é só o órgão executivo. Todos nós somos responsáveis pela transformação deste estado”, afirmou. 
 
Ao definir o Emprega Rede como um programa criado para diminuir as desigualdades entre os mato-grossenses, o governador  observou que a iniciativa da Setas vem ao encontro do propósito de sua administração, que é de não deixar nenhum cidadão, nenhum município ou região para trás. “As pessoas em condições de vulnerabilidade, cidadãos em condições de dificuldade, devem merecer um tratamento diferenciado. É isto que propõe o Emprega Rede”, enalteceu Pedro Taques. 
 
Ao final, o governador deixou um recado de entusiasmo para o secretário da Setas, Valdiney de Arruda, e equipe: “Nosso estado é um grande produtor de soja, girassol, de gado, o que é muito importante. Mas, o mais importante em nosso estado são as pessoas. Você está tratando do que nós temos de mais raro, que são as pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade”, finalizou. 
 
O secretário Valdiney de Arruda aproveitou o lançamento para detalhar o programa. “Todo cidadão será beneficiado, mas teremos uma missão especial de atender os egressos de medidas socioeducativas, pessoas com deficiência, egressos do trabalho escravo e infantil, trabalhadores acima de 45 anos, jovens e mulheres vítimas de violência”, adiantou.
 
Mão de obra qualificada
Na avaliação do presidente do SINCAD-MT, Sérgio Gomes, o comércio atacadista emprega muita gente e necessita de mão de obra. “O programa vem ao encontro dos anseios e as necessidades das empresas. Entendemos que é um programa bem feito, bem planejado, e qualquer setor só tem a ganhar com a implementação do Emprega Rede, principalmente os atacadistas, onde o 'turnover’ é muito grande e o segmento precisa de pessoas qualificadas”.
 
A opinião de Sérgio foi compartilhada pelos empresários que assinaram o termo de adesão e estão confiantes no programa. “Hoje temos dificuldade de encontrar alguns funcionários em áreas específicas e o programa será mais uma opção para melhorar essa procura”, destacou o empresário Luciano Almeida, da Sorpan Alimentos. 
 
Já a empresária Sheila Sborchia, da Trevo Papéis, e presidente da AMAD Mulher, falou sobre o Emprega Rede. “Aprovamos a iniciativa e estamos juntos com o Governo do Estado e a Setas promovendo várias ações para pessoas carentes e que vivem em risco de vulnerabilidade social”, disse, ao informar que o setor está sempre precisando de mão de obra qualificada. 
 
Por fim, o empresário Jamel Leite Moussa, da Suprilev Comércio e Distribuidora, enfatizou que a iniciativa privada será a maior beneficiada com o programa, no sentido de que hoje as ações são descoordenadas. “Hoje temos  entidades que fazem a ação de colocar pessoas a serem empregadas, porém, a qualificação e a busca do profissional correto não são feitos. Com o Emprega Rede o trabalho será organizacional, com todo mundo envolvido, ou seja, a iniciativa privada, o setor público e as entidades do Sistema S”, concluiu. 
 
O diretor executivo da AMAD e do SINCAD-MT, Marcos Taveira, também esteve presente no lançamento do programa. 
 
Mais de 5 mil vagas
Durante o evento, representantes do Senai, Senac e Senar (Sistema S) fizeram apresentação das ações que serão desenvolvidas em parceria com o Governo do Estado pelo Emprega Rede e ratificaram a disponibilização de 5.100 vagas para cursos gratuitos de qualificação. 
 
Além de um grande número de servidores da Setas, participaram do evento o governador do Estado de Rondônia; Confúcio Moura; o secretário de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado da Bahia, Álvaro Gomes; o representante da Organização Internacional do Trabalho (OIT) no Brasil, Antônio Carlos de Mello Rosa; a auditora Fiscal do Trabalho, de Natal (RN), Marinalva Dantas; o deputado federal Ezequiel Fonseca; os secretários de Estado de Ciências e Tecnologia, Luzia Helena Trovo Marques de Souza; de Desenvolvimento Econômico, Seneri Kernbeis Paludo; de Justiça e Direitos Humanos, Márcio Frederico de Oliveira Dorileo; de Planejamento, Marco Aurélio Marrafon e de Gestão, Júlio Cezar Modesto dos Santos. 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO