Mato Grosso, 23 de Abril de 2024
Mato Grosso

Autoridades de Lucas do Rio Verde vão a Cuiabá em busca de melhorias na área de segurança

19.01.2017
18:05
FONTE: Ascom/Francieli Cela

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Autoridades de Lucas do Rio Verde buscam melhorias na área de segurança
Na última quarta-feira (17), o secretário municipal da futura pasta de Segurança e Defesa Social Alexandre William, o Tenente-Coronel Fábio Mota, o presidente da Câmara de Vereadores Jiloir Pelicioli, o coordenador da Guarda Municipal Grimaldo Souza e o representante do Conselho Municipal de Segurança Raimundo Cela, estiveram em Cuiabá participando de diversas reuniões voltadas a área de segurança.

A agenda na Capital começou com uma reunião com o secretário-adjunto de Integração Operacional da Secretaria de Estado de Segurança Pública, Coronel Marcos Vieira da Cunha. Durante o encontro, o município requereu junto ao Estado a vinda de mais viaturas para atender a população luverdense, a execução de uma operação policial integrada e a implantação do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp).

Diante dos pedidos, o secretário-adjunto de Integração Operacional informou que em breve mais viaturas serão enviadas ao município, após a finalização de um processo licitatório para a aquisição dos veículos que está em andamento. Sobre a implantação do Ciosp, Cel. Cunha também destacou que a Secretaria dará todo o apoio técnico para a criação do serviço no município.

Na sequência, a comitiva visitou o Programa Rede Cidadã que desenvolve atividades esportivas, culturais e educacionais voltadas às crianças e adolescentes de 10 a 17 anos em vulnerabilidade social. A proposta é viabilizar este projeto no município com o objetivo de prevenir a criminalidade entre os adolescentes.

De acordo com o Coronel Nivaldo José, coordenador da Rede Cidadã, o programa existe há 10 anos e é uma política de Estado em parceria com as prefeituras, com o objetivo de oferecer oportunidades de atividades diferenciadas à criança e adolescente, evitando que ingressem na criminalidade.

O próximo passo será a vinda do coordenador da Rede Cidadã a Lucas do Rio Verde para apresentar o funcionamento e a estrutura necessária para implementação do programa.

Ainda no cronograma de visitas, a comitiva luverdense foi recebida na Secretaria de Justiça e Direitos Humanos pelo secretário-adjunto de Administração Penitenciária, Fernando Lopes e pelo superintendente penitenciário da Região Oeste, Daniel Lucas Rondon.

A reunião teve como pauta as demandas do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Lucas do Rio Verde. A principal necessidade apresentada foi o encaminhamento de mais agentes prisionais para atender o CDP do município.

Durante o encontro, o secretário-adjunto anunciou que foi aprovada a lei da Jornada Voluntária no sistema penitenciário, que vai permitir que o Governo do Estado pague para os atuais agentes prisionais trabalharem durante parte do período de folga. Para a lei entrar em vigor, ainda será necessário regulamentar a dotação orçamentária para efetuar os pagamentos.

Na oportunidade também foi protocolado um ofício ao secretário de Justiça e Direitos Humanos, Airton Benedito de Siqueira Junior, requerendo mais agentes para o Centro Socioeducativo do município.

Por fim, também foi realizada uma conversa com o Coronel Rabelo, comandante-geral-adjunto da Polícia Militar, para reforçar as solicitações feitas ao secretário-adjunto de Integração Operacional, Coronel Marcos Vieira da Cunha, e apresentar outras demandas na área de segurança de Lucas do Rio Verde.    

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO