Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Mato Grosso

Avanços: médicos terão plano de carreira anuncia prefeito Otaviano Pivetta

26.03.2015
14:55
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

O prefeito Otaviano Pivetta recebeu novamente os médicos da rede de atenção básica de saúde nesta quarta-feira (25/03), cumprindo o compromisso firmado na semana passada de que teria uma resposta para os principais pedidos da categoria. Os médicos haviam recomendado uma análise quanto a equiparação salarial com os municípios vizinhos, para que possam ter uma média melhorada no salário base. 

Desde a semana passada que as equipes administrativas das secretarias municipais de Saúde e de Gestão e Planejamento estudam a média salarial dos chamados municípios dinâmicos, com bom desempenho econômico, como Rondonópolis, Primavera e os do Médio Norte, como Nova Mutum, Sorriso, Lucas do Rio Verde e Sinop. Na análise, o ganho final da categoria está abaixo apenas de Sinop. 

A questão da rotatividade dos médicos em Lucas do Rio Verde tem sido uma das principais preocupações do prefeito Otaviano. Ele havia prometido dar melhor incentivo para os profissionais que se dedicarem exclusivamente para a atenção básica de saúde, e assim ofertar um melhor serviço de tratamento, mas acima de tudo de prevenção para a população do município. 

A informação dado aos médicos foi animadora. Eles terão um plano de carreira e a formação desse instrumento será democrática com a participação de uma comissão formada pelos profissionais do setor. “Agora vamos andar rápido, a passos largos, teremos pela frente uma série de ações que vão resolver a maior parte dos problemas da saúde pública na região”.  Anuncia o prefeito Otaviano.  Essa declaração também é com base nas discussões que foram feitas entre prefeitos e secretários municipais do Consorcio de Saúde da região, juntamente com o governador Pedro Taques ontem (24/03) quando esteve em visita ao município. 

Consórcio Intermunicipal e avanços 
O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Alto Teles Pires (Cidesa) compreende Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Sorriso, Sinop, Tapurah, Santa Rita do Trivelato, Santa Carmem, Vera, Feliz Natal, Nova Ubiratã, Ipiranga do Norte, Cláudia e União do Sul. Juntos somam aproximadamente 330 mil habitantes.  A reivindicação dos prefeitos encaminhada por Otaviano Pivetta é para que o Consórcio passe a ser o gestor dos recursos destinados para o setor da saúde nestes municípios. Além do orçamento determinado pelo SUS e o Estado, haverá o reforço com compra de serviços pelos municípios e melhor aproveitamento das AIH´s e os recursos financeiros que serão disponíveis. A intenção é avançar também no atendimento de média e alta complexidades. Segundo Otaviano todas essas decisões vão refletir na permanência dos médicos e de novas formas de relacionamento de trabalho no setor da saúde.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO