Mato Grosso, 20 de Abril de 2024
Mato Grosso

Bairro Consciente chega ao Parque das Américas. Trabalho de conscientização começa hoje

16.10.2014
12:15
FONTE: ExpressoMT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Começa hoje o trabalho de conscientização dos moradores do bairro Parque das Américas dentro do programa Bairro Consciente. Servidores do município vão visitar todas as moradias orientando sobre as mudanças no sistema de coleta, que passa a ser centralizado em contentores que serão instalados em locais estratégicos agilizando a retirada do material. Ontem, a Prefeitura Municipal, através do Sistema Autônomo de Água e Esgoto de Lucas do Rio Verde, fez o lançamento do programa, com a realização de atividades recreativas para crianças e adultos.

O diretor do SAAE, Juliano Manzeppi, citou que o Parque das Américas já recebeu alguns contentores e os moradores passam a ser instruídos sobre a importância da conscientização ambiental e os efeitos que a ação trará no futuro para a comunidade. Os contentores foram preparados em duas cores, pra facilitar a compreensão dos moradores. Os de cor azul, vão receber materiais recicláveis. Já os de cor laranja, receberão o chamado lixo orgânico.

Manzeppi avalia que no sistema atual, com a adoção de lixeiras na frente das residências, há acúmulo de lixo espalhado por animais, trazendo mau cheiro e risco de contaminação. Com os contentores, essa possibilidade diminui, já que eles apresentam um sistema de vedação que não permite a penetração de insetos ou água de chuva. “O lixo fica armazenado e sem cheiro nas casas, além de que o trabalho de coleta fica mais rápido, pois não precisam ficar parando de casa em casa para recolher. Só para nos contentores”, explica, acrescentando que haverá um prazo para adequação dos moradores até que a coleta passe a ser feita apenas do lixo deixado pelos moradores nos contentores.

A proposta foi bem recebida entre os moradores do Parque das Américas. Raimunda Gomes, que reside no bairro há dois anos, acredita que o novo método de coleta vai beneficiar os moradores. “Você deixa na frente das casas os cachorros rasgam as sacolas e com isso não vai ter lixo nas ruas”, acredita a moradora.

“Tem que ser assim, faz parte da limpeza. Não é chegar e jogar o lixo, os cachorros derramam tudo e fica por isso mesmo”, relata Adelita Alves dos Santos, que mora no bairro há quatro anos.

O prefeito Miguel Vaz Ribeiro observa que o projeto possibilita garantia de renda a famílias que atuam com a reciclagem de materiais, gerando oportunidades das pessoas que atuam no Ecoponto, além de melhorar as condições ambientais do município. “Outro ponto positivo é que nos bairros, o lixo vai ficar muito bem acomodado, bem fechado, não tem as lixeiras expostas. Acho que se tem um ganho muito importante do ponto de vista ambiental e da saúde, porque o bairro fica mais limpo, as residências ficam mais limpas”, observa.

Antes do Parque das Américas, o bairro Consciente foi implantado no Jaime Seiti Fujii e no Veneza, que ainda não conta com os contentores.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO