Mato Grosso, 27 de Abril de 2024
Mato Grosso

Balanço mostra aumento no número de demissões no comércio de Lucas

10.02.2016
15:21
FONTE: Bruno Bortone Gomes/Expresso MT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

A crise financeira tem perseguido o brasileiro nos últimos anos, levando muitos a procurarem alternativas em suas carreiras com cursos profissionalizantes, mesmo quando já possuem uma profissão, enquanto empresários são forçados a darem uma "enxugada" no quadro de funcionários.


Em Lucas do Rio Verde não é diferente, e a realidade é que poucos estão seguros no mercado de trabalho, principalmente no comércio, o que tem refletido no balanço das contratações e demissões dos últimos anos; um balanço desfavorável até o momento.


De julho a dezembro de 2015 foram registradas 561 demissões no comércio de Lucas do Rio Verde, um número muito semelhante ao período de janeiro a junho do mesmo ano, o qual registrou 562 demissões. Um total de 1123 pessoas demitidas em 2015 no município.


Os dados demonstram uma piora na situação do comércio luverdense, se comparados aos mesmos períodos de 2014. De julho a dezembro de 2014 foram registradas 491 demissões, enquanto que o período de janeiro a junho possui 551 demissões registradas, totalizando um número de 1042 funcionários demitidos, expondo o valor de 7,77% de aumento em 2015.


Destes dados, poucos são os demitidos por justa causa no período de julho a dezembro de 2015, o que demonstra não ser a desqualificação das pessoas o motivo das demissões, reforçando o impacto da crise financeira no comércio. Segundo Vanilda de Carvalho, responsável por homologar contratações de funcionários no município, representando a ACILVE, Associação Comercial e Empresarial de Lucas do Rio Verde, o mês de janeiro "seguiu a tendência de demissões, sem perspectivas de contratações, enquanto as demissões continuam aumentando e tendem a ser maiores do que os outros anos".

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO