Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Mato Grosso

Bancada federal se reúne e avança procedimento para a implantação da ZPE de Cáceres

29.04.2015
09:05
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

A região oeste está prestes a se tornar um dos maiores polos de desenvolvimento de Mato Grosso e do país. A garantia é do coordenador da bancada, deputado federal Ezequiel Fonseca (PP-MT), ao pontuar, durante reunião realizada na tarde desta terça-feira (28), no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, os avanços da implantação da Zona de Processamento e Exportação (ZPE), no município e Cáceres. A reunião dirigida pelo secretário-executivo do CZPE, Gustavo Fontenelle contou com a presença do vice-governador, Carlos Fávaro.

 “O governo, deputados e senadores estão empenhados para que a ZPE seja implantada definitivamente. Mesmo com inúmeras potencialidades, a região está com a economia estagnada e esse projeto será um marco de transformação”, disse o coordenador da bancada.

Gustavo Fontenelle considerou a reunião como extraordinária e pontuou o comprometimento do Ministério com o projeto. “Recebemos os documentos essenciais do processo de prorrogação do prazo de análise da ZPE. O projeto segue como prioridade dos parlamentares e governo, podemos destacar que a ZPE é do Brasil e será multiplicador de poder e renda”. Ele reiterou a importância do reforço do deputado Ezequiel na Câmara dos Deputados, no que se refere à alteração da Lei 5957/2013 que estrutura as ZPE, para que se tornem mais competitivas.

O vice-governador, Carlos Fávaro (PP), avaliou a reunião como a melhor possível, ele enfatizou o empenho e comprometimento dos deputados e senadores em torno da ZPE. “O governo encampou o projeto que vai transformar a região, mesmo diante das dificuldades, conseguimos aportar recursos para a construção das edificações”. 

No entanto, ele frisou a necessidade de autorização da Assembleia Legislativa, na aprovação do aumento do percentual de participação do Estado na associação das ZPEs, para que possa angariar recursos para as construções, como também, na proposta que busca reduzir o ICMS da energia e transporte. O vice-governador lembrou que próximo passo será o cronograma de licitação de parte das obras físicas, estas que devem finalizar até setembro de 2016.

A reunião contou ainda com a participação do secretário-adjunto de Indústria e Comércio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Eduardo Menezes Mota; presidente da ZPE de Cáceres, Pedro Lacerda e do Diretor Comercial da ZPE-Cáceres, Reck Junior.

Investimentos
Os deputados, senadores e vice-governador se reuniram na tarde desta terça-feira (28), em Brasília, com o vice-presidente do Banco do Brasil, Almir Campelo, para buscar a liberação de parte do financiamento do Programa Pró-Concreto e Pró-Restauração.

Os convênios dos programas foram assinados em 2014 para a construção de pontes de concreto e recuperação de estradas nos municípios. O valor é de R$ 720 milhões financiados pelo Banco do Brasil e para começarem a ser pago em 2019.

No encontro, Almir Campelo assegurou o interesse em continuar o bom relacionamento e parceria com o Governo de Mato Grosso. “Essa é uma reunião preliminar, onde o vice-governador apresentou os problemas e dificuldades que o Estado atravessa e trouxe as ponderações de outros assuntos a serem resolvidos. Coloco a nossa equipe técnica à disposição para que possamos resolver os impedimentos existentes”.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO