Mato Grosso, 19 de Abril de 2024
Mato Grosso

Bancários de MT fazem mobilização e protestam contra terceirização

29.05.2015
15:27
FONTE: G1 MT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Faixas foram colocadas nas agências bancárias.
Bancários começaram a trabalhar uma hora mais tarde que de costume nesta sexta-feira (29), Dia Nacional de Manifestações contra a terceirização e o ajuste fiscal. Segundo o Sindicato dos Bancários de Mato Grosso (SEEB), 15 agências bancárias ficaram fechadas até as 12h [horário de Mato Grosso]. Cerca de 400 bancários aderiram à paralisação.

Os manifestantes distribuíram panfletos pelas ruas da região central da capital e colocaram faixas nas agências, com frases contrárias à terceirização para atividade-fim.

De acordo com o diretor do sindicato da categoria, Natércio Corrêa Brito, a maioria dos acidentes de trabalho ocorre em empresas terceirizadas e com a nova lei os direitos dos trabalhadores vão diminuir. 
"Com a terceirização, eles não vão aumentar o quadro de funcionários. O banco não tem compromisso com a qualidade de atendimento. Se os bancos estivessem preocupados com a segurança, investiriam em mais contratações”, disse.

A lei da terceirização restringe o acesso ao abono salarial, auxílio-doença e seguro- desemprego. Além da pauta nacional, os bancários alertam sobre a manutenção do emprego e dos direitos dos trabalhadores.
O Dia Nacional de Paralisação é mais um ato contra o projeto de lei da terceirização, aprovado pela Câmara dos Deputados e agora tramita no Senado.

Conforme o sindicato, com a terceirização, os salários terão redução de 25%. Entre os argumentos usados pelos sindicalistas contra a proposta estão o aumento do trabalho escravo entre 2010 e 2014. Noventa por cento desses trabalhadores eram terceirizados de setores como mineração, confecções e manutenção elétrica. Além disso, alegam que os funcionários de empresas terceirizadas sofrem três vezes mais acidentes de trabalho que os públicos.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO