Mato Grosso, 24 de Abril de 2024
Mato Grosso

Bombeiros treinam servidores sobre prevenção de incêndios

13.02.2014
18:06
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Os servidores da Secretaria Municipal de Esportes participaram na manhã desta quarta-feira, 12, de um treinamento com soldados da 5ª Cia Independente de Bombeiros Militar de Nova Mutum, sobre medidas preventivas contra incêndios. Com aulas teóricas no início e práticas para testar os conhecimentos, os servidores estão sendo capacitados quanto a utilização de métodos errados em situações de incêndios.

Segundo o secretário Zé Carlos, a ação é importante já que no dia-dia os profissionais estão envolvidos diretamente com crianças e jovens. Caso haja imprevistos, estando treinados é bem mais fácil lidar que com riscos, "por mais breve que sejam as instruções, o profissional sai daqui com noções básicas de como não perder o controle em situações de risco e ainda adotar medidas para salvar vidas", cita.

O Soldado, BM, Marcos Felipe explicou que um dos maiores problemas enfrentados em situações que envolvam incêndio é a falta de preparo e a indecisão. Um exemplo mostrado, durante o treinamento mostra o vazamento de gás, seguido de incêndio em um botijão. “Caso em que, na maioria das vezes, as pessoas por falta de informação acabam complicando a situação”. Nas instruções os bombeiros mostram que mesmo em situação de rico é possível ter o controle e evitar danos maiores.

Outra situação é quanto ao uso correto do extintor de incêndio.

Tipos de extintores e em que situação utilizar

Extintor com água pressurizada: indicado para incêndios de classe A (madeira, papel, tecido, materiais sólidos em geral). A água age por resfriamento e abafamento, dependendo da maneira como é aplicada.

Extintor com gás carbônico: indicado para incêndios de classe C (equipamento elétrico energizado), por não ser condutor de eletricidade. Pode ser usado também em incêndios de classes A e B.

Extintor com pó químico seco: indicado para incêndio de classe B (líquido inflamáveis). Age por abafamento. Pode ser usado também em incêndios de classes A e C.

Extintor com pó químico especial: indicado para incêndios de classe D (metais inflamáveis). Age por abafamento.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO