Mato Grosso, 26 de Abril de 2024
Mato Grosso

Câmara Cidadã comemora mais um sucesso com o Cozinha Brasil

11.10.2014
07:11
FONTE: Assessoria/Flávia Freire

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

A segurança alimentar e nutricional é o direito – de todos – ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade e em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais. Atualmente, no Brasil, mais de 65 milhões de pessoas vivem em situação de insegurança, dessas, cerca de 11 milhões encontra-se em estado grave por não possuir recursos para a compra de alimentos.
Diante dessa situação, o Câmara Cidadã, em parceria com a BRF, a Prefeitura e a Associação Cultural Flor do Cerrado, trouxe para Lucas do Rio Verde, o Cozinha Brasil, do Sesi. 

Pela segunda vez, no município, o programa mostrou a importância de três ingredientes extremamente desejados para uma boa refeição: economia, qualidade e sabor, por meio do aproveitamento de todas as partes dos alimentos, inclusive o que normalmente é desprezado como talos, cascas, folhas e sementes.

“Essa é a grande estratégia do programa, dar orientação para a produção de uma alimentação de alto valor nutricional e baixo custo, incentivando a adoção de hábitos alimentares saudáveis e reduzindo o desperdício. E nós ficamos muito felizes em dar essa oportunidade ao povo luverdense”, disse o presidente da Câmara de Vereadores, Airton Callai.

A nutricionista Roberta Sanches ratifica, explicando que o Cozinha Brasil é um programa que promove ações de educação alimentar com o objetivo de elevar o nível de saúde e qualidade de vida da população. 

“Quando a gente cuida de nossa alimentação, estamos evitando o aparecimento de doenças crônicas, aquelas que não são transmissíveis, como obesidade, hipertensão e diabetes. E com tudo isso, estamos melhorando nossa qualidade de vida e aumentando nossa longevidade”, explicou Roberta Sanches.

A dona de casa, Deise Alessandra, grávida de seis meses, se destacou em meio aos participantes dos cursos de aproveitamento integral dos alimentos e alimentação saudável. Muito entusiasmada e compenetrada nas aulas, quando questionada se estava satisfeita com o Cozinha Brasil, disse estar aproveitando todos os ensinamentos para incrementar o cardápio em casa e também no trabalho.

“Agora posso inserir alimentos que, antes, meu filho pequeno e até meu marido e eu não consumíamos por não achar tão apetitosos. Agora vai ficar mais, fácil, inclusive nas refeições de meus patrões”, finalizou Deise, que também cozinha para fora.

Ao final do curso, para coroar o sucesso, os 150 alunos receberam um certificado de participação e uma apostila com todo o conteúdo ministrado pelas nutricionistas e receitas com grande potencial nutritivo.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO