Mato Grosso, 16 de Abril de 2024
Mato Grosso

Caminhada Passos que Salvam acontece no próximo domingo (27)

24.11.2016
10:32
FONTE: Kimberly Schäfer/ExpressoMT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Caminhada Passos que Salvam acontece no próximo domingo (27)
  • Ao lado do Novembro Dourado, o evento reforça importância do diagnóstico precoce do câncer infantil
  •  Para participar do evento, as pessoas podem adquirir um kit que serve como inscrição
  • Esta é a segunda edição no município luverdense

A Caminhada Passos que Salvam foi idealizada no país pelo Hospital do Câncer de Barretos (SP), e em Lucas do Rio Verde é coordenada pelo Grupo Luz. O evento visa sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce e a prevenção do câncer em crianças e adolescentes. 

A Caminhada sempre ocorre de forma simultânea em centenas de cidades brasileiras, a próxima edição acontece neste domingo (27). Em Lucas, a concentração começara às 7h30 para o alongamento, com saída às 8h na Praça da Rosa Mística. O trajeto segue na Avenida Mato Grosso até a entrada do Lago Ernâni José Machado, cruzando pela pista de caminhada e encerrando na Avenida Tocantins.

Para participar do evento, as pessoas podem adquirir um kit que serve como inscrição. O material é disponibilizado pelo Hospital do Câncer de Barretos e custa R$ 30,00. Em Lucas do Rio Verde, o material está disponível nos seguintes pontos de venda: Oba-Oba Center, Drogaria Real, Água de Cheiro, Vila Verde Bistrô, Clinica Scherer, Aroma Café, Havan e Vega Variedades. Ou com o Grupo Luz: (065) 9 9995–8754.

Toda a arrecadação com a venda dos kits é revertida para o Hospital do Câncer de Barretos. Em 2015, em sua primeira edição, o evento resultou na venda de cerca de 2.909 kits e o valor repassado ao Hospital foi de R$ 87.270,00. Além de proporcionar a dois profissionais de Lucas do Rio Verde, sendo uma médica e um enfermeiro, um curso de capacitação para diagnosticar possíveis casos de câncer infanto juvenil.

Grupo Luz

O Grupo Luz é formado por voluntários que decidiram abraçar a causa liderada pelo Hospital do Câncer de Barretos, que é referência no tratamento da doença. Uma das integrantes conheceu a Caminhada Passos que Salvam, realizada em Sorriso no ano de 2014. A partir de então, Rosi Ida conseguiu mobilizar outras pessoas para trazer ao município luverdense esse evento, que aconteceu no dia 22 de novembro de 2015 e que acontecerá novamente no domingo. 

Combate ao Câncer

A coordenadora nacional da campanha, Naima Kathib, explica que a direção do Hospital do Câncer de Barretos foi aos EUA descobrir como a medicina ampliou para 95% o índice de chances de cura da doença em crianças. A caminhada é uma das estratégias usada há 14 anos no país norte americano. Através da panfletagem e da divulgação do evento, os estadunidenses passaram a diagnosticar e tratar a doença mais cedo. 

O câncer infanto-juvenil é responsável pelo maior número de mortes na faixa etária de 5 a 19 anos no Brasil. Manchas roxas pelo corpo, dores de cabeça, vômito, perda de peso, fraqueza e dores nos ossos durante a infância parecem sintomas comuns de doenças que acometem crianças e adolescentes, mas em alguns casos, podem ser o primeiro sinal de que há algo muito grave está acontecendo.

Com o diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil, as chances de cura são elevadas em até 95%! Estima-se que mais de 12 mil crianças sejam diagnosticadas com câncer no Brasil, sendo que apenas 50% receberão atendimentos. Quando isso acontece, muitos deles já chegam com a doença em estado avançado. 

Por isso a Caminhada se torna tão relevante, pois conscientiza a sociedade da importância do diagnóstico precoce! O diagnóstico precoce possibilita a detecção da neoplasia em estádios mais específicos, reduzindo as complicações agudas e tardias do tratamento e contribuindo para a maior porcentagem de cura. As chances de cura, a sobrevida, a qualidade de vida da criança, bem como a relação efetividade/custo da doença é maior quanto mais precoce for o diagnóstico do câncer.

Novembro é dourado em combate ao câncer infanto-juvenil, e a Caminhada vem para reforçar importância do diagnóstico precoce, mas a batalha não para por aqui. A luta e combate ao câncer é compromisso diário. Abrace essa causa! 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO