Mato Grosso, 19 de Abril de 2024
Mato Grosso

Caminhada Passos que Salvam é realizada com sucesso em Lucas do Rio Verde

28.11.2016
08:54
FONTE: Kimberly Schäfer/ExpressoMT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • A Caminhada Passos que Salvam aconteceu no último domingo (27)
  • A Caminhada Passos que Salvam aconteceu no último domingo (27)
  • A Caminhada Passos que Salvam aconteceu no último domingo (27)
  • A Caminhada Passos que Salvam aconteceu no último domingo (27)

A chuva não foi o suficiente para embargar o evento. Muitas pessoas participaram na manhã deste último domingo (27) da segunda edição da "Caminhada Passos que Salvam" em Lucas do Rio Verde. Idealizada no país pelo Hospital do Câncer de Barretos, aqui, ela se mantém sob a coordenação do grupo Luz. O evento é realizado anualmente e tem como objetivo, conscientizar a população sobre a importância de detectar, em estágio inicial, casos de câncer em crianças e adolescentes, e assim, garantir um tratamento mais eficaz.

A concentração dos participantes da caminhada aconteceu na Praça da Igreja Rosa Mística às 7h30 para um divertido alongamento em grupo, às 8h, a maratona começou. Os participantes usando camisas da cor branca ganharam a Avenida Mato Grosso até a entrada do Lago Ernani José Machado. A mobilização foi acompanhada pela Guarda Municipal, representantes de entidades, como Construtores do Futuro e o vice-prefeito eleito, Silvio Fávero. Ao longo do trajeto, foram entregues panfletos com orientações sobre alertas aos sinais e sintomas do câncer infanto juvenil.

Toda a arrecadação com a venda dos kits será revertida para o Hospital do Câncer de Barretos. Em 2015, em sua primeira edição, o evento resultou na venda de cerca de 2.909 kits e o valor repassado ao Hospital foi de R$ 87.270,00. Além de proporcionar a dois profissionais de Lucas do Rio Verde, sendo uma médica e um enfermeiro, um curso de capacitação para diagnosticar possíveis casos de câncer infanto juvenil.

O evento têm sido sucesso em todo país ano após ano. Ainda nesta semana, o Grupo Luz deve trazer à população números precisos de kits vendidos e fundos arrecadados para cooperar com tratamentos contra o câncer infanto-juvenil neste ano de 2016.

Grupo Luz
O Grupo Luz é formado por voluntários que decidiram abraçar a causa liderada pelo Hospital do Câncer de Barretos, que é referência no tratamento da doença. Uma das integrantes conheceu a Caminhada Passos que Salvam em uma edição realizada em Sorriso no ano de 2014. A partir de então, Rosi Ida conseguiu mobilizar outras pessoas para trazer ao município luverdense esse evento, que aconteceu no dia 22 de novembro de 2015 e no último domingo, dia 27. 

Combate ao Câncer
A coordenadora nacional da campanha, Naima Kathib, explica que a direção do Hospital do Câncer de Barretos foi aos EUA descobrir como a medicina ampliou para 95% o índice de chances de cura da doença em crianças. A caminhada é uma das estratégias usada há 14 anos no país norte americano. Através da panfletagem e da divulgação do evento, os estadunidenses passaram a diagnosticar e tratar a doença mais cedo. 

O câncer infanto-juvenil é responsável pelo maior número de mortes na faixa etária de 5 a 19 anos no Brasil. Manchas roxas pelo corpo, dores de cabeça, vômito, perda de peso, fraqueza e dores nos ossos durante a infância parecem sintomas comuns de doenças que acometem crianças e adolescentes, mas em alguns casos, podem ser o primeiro sinal de que há algo muito grave está acontecendo.

Com o diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil, as chances de cura são elevadas em até 95%! Estima-se que mais de 12 mil crianças sejam diagnosticadas com câncer no Brasil, sendo que apenas 50% receberão atendimentos. Quando isso acontece, muitos deles já chegam com a doença em estado avançado. 

Por isso a Caminhada se torna tão relevante, pois conscientiza a sociedade da importância do diagnóstico precoce! O diagnóstico precoce possibilita a detecção da neoplasia em estádios mais específicos, reduzindo as complicações agudas e tardias do tratamento e contribuindo para a maior porcentagem de cura. As chances de cura, a sobrevida, a qualidade de vida da criança, bem como a relação efetividade/custo da doença é maior quanto mais precoce for o diagnóstico do câncer.

Novembro é dourado em combate ao câncer infanto-juvenil, e a Caminhada vem para reforçar importância do diagnóstico precoce, mas a batalha não para por aqui. A luta e combate ao câncer é compromisso diário. Abrace essa causa! 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO