Mato Grosso, 19 de Abril de 2024
Mato Grosso

Campanha contra gripe pretende vacinar 698 mil pessoas em MT

29.04.2016
16:32
FONTE: G1MT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

A campanha de vacinação contra o vírus da Influenza deve vacinar 698,2 mil pessoas em Mato Grosso. A mobilização nacional será neste sábado (30). A meta é vacinar 80% dos mato-grossenses que estão dentro da população prioritária, considerada de risco para complicações por gripe, até o dia 20 de maio. O Ministério da Saúde disponibilizou 750 mil doses para Mato Grosso.

Em Cuiabá, 82 unidades da rede básica de saúde, tanto na zona rural e urbana, farão o atendimento aos moradores. Em Cuiabá deverão ser vacinados 45.649 idosos de 60 anos ou mais, 40.201 crianças de 06 meses a menores de 05 anos, 8.024 gestantes, 1.319 puérperas, 13.499 profissionais de saúde e 12.552 pessoas com comorbidades, totalizando 121.244 pessoas.

Segundo o Ministério da Saúde, a vacina protegerá a população contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B).

O público-alvo da campanha é formado por crianças de seis meses a menores de cinco anos; pessoas com 60 anos ou mais; trabalhadores da saúde; povos indígenas; gestantes; puérperas (mulheres até 45 dias após o parto); população privada de liberdade, incluindo adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas; e os funcionários do sistema prisional.

Também serão vacinadas pessoas portadoras de doenças crônicas não-transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais. A definição dos grupos prioritários segue a recomendação da OMS, além de ser respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, cujo principal agente são os vírus da gripe. São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias.

O objetivo da campanha é reduzir as internações, complicações e mortes em decorrência das infecções pelo vírus da influenza. Até o dia 22 de abril, Mato Grosso recebeu 70% (522,5 mil) das 750 mil doses da vacina que serão entregues ao estado pelo Ministério da Saúde até o dia 6 de maio.

As pessoas com doenças crônicas devem apresentar prescrição médica no ato da vacinação. Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) deverão se dirigir aos postos em que estão registrados para receber a vacina, sem a necessidade de prescrição médica.

A vacina contra gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO