Mato Grosso, 25 de Abril de 2024
Mato Grosso

Campanha de combate a violência contra a mulher será lançada hoje no Primaveras

18.11.2014
12:05
FONTE: ExpressoMT com Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Com o objetivo de alertar e atrair a sociedade para estimular o fim da violência contra a mulher, a Secretaria de Cidadania e Habitação realizará a campanha 16 Dias de Ativismo. O lançamento acontecerá hoje à noite, a partir das 19 horas, na praça do bairro Jardim Primaveras. Até o dia 10 de dezembro serão realizadas diversas atividades com temáticas voltadas ao fim da violência contra a mulher.

Hoje à noite, durante o lançamento da campanha, acontecerá a distribuição de laços brancos e apresentação das atividades. Na sequência, será realizado um aulão especial do Programa Vida Nova. 

Entre as atividades desenvolvidas estão a realização de palestras e apresentação de teatro com temáticas abordando a violência contra a mulher. Outras atividades desenvolvidas são entrevistas a emissoras de rádio e TV em dias históricos, como o 25 de novembro, Dia Internacional de Não Violência contra a mulher, data que ficou conhecida mundialmente por conta do maior ato de violência cometida contra mulheres em 1960. As irmãs Dominicanas Pátria, Minerva, e Maria Teresa, conhecidas como “Las Mariposas”, que lutavam por soluções para problemas sociais de seu país foram perseguidas, diversas vezes presas até serem brutalmente assassinadas. Em 6 de dezembro de 1989, ocorreu o Massacre da Escola Politécnica de Montreal quando 14 estudantes do sexo feminino morreram, e 13 foram feridas. 

Origem da campanha
Em 1991, 23 mulheres de diferentes países, reunidas pelo Centro de Liderança Global de Mulheres (Center for Women’s Global Leadership - CWGL), lançaram a Campanha dos 16 dias de ativismo com o objetivo de promover o debate e denunciar as várias formas de violência contra as mulheres no mundo. As participantes escolheram um período de significativas datas históricas, marcos de luta das mulheres. Desse modo a campanha vincula a denúncia e a luta pela não violência contra as mulheres à defesa dos direitos humanos. Hoje, cerca de 160 países desenvolvem esta campanha, conclamando a sociedade e seus governos a tomarem atitude frente à violação dos direitos humanos das mulheres.
 
No Brasil, a campanha tem início no dia 20 de novembro – Dia Nacional da Consciência Negra – pelo reconhecimento histórico da opressão e discriminação contra a população negra e, especialmente, as mulheres negras brasileiras que têm suas vidas marcadas pela opressão de gênero, raça e classe social.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO