Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Mato Grosso

Campanha de imunização contra poliomielite e sarampo inicia em novembro

23.10.2014
09:27
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Entre os dias 3 a 28 de novembro, O Ministério da Saúde juntamente com as secretarias estaduais e municipais realiza as campanhas contra a poliomielite e o sarampo. Os dias 8 e 22 serão as datas especificas da mobilização nacional, com a realização dos dias “D” para imunização. De acordo com o Ministério, a população alvo da campanha contra a poliomielite são as crianças entre 6 meses e menores de cinco anos de idade (6 meses a 4 anos 11 meses e 29 dias), totalizando 12.717.408 de crianças em todo o país, já para o seguimento da campanha de sarampo, a meta é imunizar 10.617.979 com idade de um ano até quatro anos 11 meses e 29 dias nos dados nacionais. A meta mínima é imunizar 95% da população alvo.

Para Sorriso, a estimativa oficial é imunizar 5.680 crianças durante a campanha de poliomielite,  já em relação ao sarampo a  meta é imunizar 4.997, números confirmados pelo MS. Além dos dias “D”, a vacina estará disponível no mês de novembro em todas as unidades com salas de vacina. Para o estado de Mato Grosso, a meta é imunizar 28.395 na campanha de poliomielite e na de sarampo a estimativa é imunizar 25.081.

Vacina dTpa para gestantes
Além das campanhas de poliomielite e sarampo, a partir de novembro uma nova vacina será disponibilizada na rede pública: trata-se da vacina adsorvida de difteria, tétano e coqueluche (pertussis acelular), ou dTpa, que será disponibilizada para gestantes a partir da 27ª semana de gestação e poderá ser administrada até 20 dias antes da data provável do parto. Segundo o MS é importante que a gestante seja vacinada com a dTpa o mais precoce possível a partir do período anteriormente descrito pelo risco de intercorrências, a exemplo, do parto prematuro.

No município, a expectativa é que as doses estejam à disposição da população nas unidades de saúde ainda no início de novembro. De acordo com o setor de Vigilância Epidemiológica, o Ministério ainda não liberou a meta oficial para a vacinação de gestantes em Sorriso. A vacina também será disponibilizada para os profissionais de saúde que atuam em maternidades e em unidades de internação neonatal (UTI/UCI neonatal).

O Ministério da Saúde esclarece que a vacina será introduzida, a partir de novembro de 2014, no Calendário Nacional de Vacinação da gestante como reforço ou complementação do esquema da vacina dupla adulta (difteria e tétano). A vacina tem como objetivo diminuir a incidência e mortalidade por coqueluche nos recém-nascidos visto que a doença é cada vez mais relatada em crianças mais velhas, adolescentes e adultos, sendo a fonte de transmissão mais frequente para as crianças, especialmente as menores de um ano, pois podem apresentar quadros atípicos da doença, dificultando o diagnóstico e possibilitando a transmissão para lactentes, com maior risco de desenvolverem complicações e podendo levar a óbito. Esta vacina oferece proteção vacinal indireta nos primeiros meses de vida (passagem de anticorpos maternos por via transplacentária para o feto) quando a criança ainda não teve a oportunidade de completar o esquema vacinal.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO