Mato Grosso, 29 de Março de 2024
Mato Grosso

Campanha de vacinação antirrábica acontece nesse sábado

26.07.2014
09:29
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Neste sábado (26) será realizada a campanha de vacinação antirrábica (contra a raiva). Todos os gatos e cachorros com mais de 90 dias de nascimento, exceto gestantes e lactantes devem ser imunizados.

As vacinas estarão disponíveis em todas as unidades de saúde do município, das 7h às 17h. De acordo com o coordenador da Vigilância Sanitária, Gilmar Bieger, a previsão é que 8.877 animais sejam vacinados.
 
A raiva é uma doença infecciosa que afeta os mamíferos, incluindo o homem. Causada por um vírus, a doença se instala e multiplica primeiro nos nervos periféricos, depois no sistema nervoso central e glândulas salivares, onde se multiplica e propaga.

A transmissão ocorre através do contato da saliva por mordedura, lambida em feridas abertas, mucosas ou arranhões. Os sintomas podem demorar a aparecer, devido ao período de incubação do vírus.

As principais características nos animais são “tiques” como se estivessem mordendo o ar, em cães, o latido fica diferente, como se o animal estivesse rouco e salivação abundante. No homem, um dos sintomas é a mudança brusca de comportamento (inquietação, andar sem rumo, agressividade e isolamento). A vacina é a única forma de prevenir a doença.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO