Mato Grosso, 24 de Abril de 2024
Mato Grosso

Campanha de vacinação contra gripe inicia na terça-feira (22)

17.04.2014
16:47
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Entre os dias 22 de abril e 09 de maio será realizada em todo país a campanha de vacinação contra a gripe. Em Lucas do Rio Verde as vacinas estarão disponíveis em todos os PSFs a partir da terça-feira (22).

O dia D da campanha será no sábado (26), onde todos os PSFs farão o atendimento das 7h às 11h e das 13h às 17h.

Neste ano, a novidade é ampliação do público-alvo da vacinação, que incluirá crianças de 6 meses a menores de 5 anos. Também serão vacinadas gestantes, idosos a partir de 60 anos, indígenas, presidiários, profissionais da saúde, doentes crônicos e mulheres até 45 dias após o parto. Os doentes crônicos precisam levar uma prescrição médica no dia da vacinação.

De acordo com o Ministério da Saúde, 49,6 milhões de pessoas em todo país fazem parte do público-alvo. Segundo a supervisora de Vigilância em Saúde, Barbara Marconi, em Lucas do Rio Verde a meta é vacinar 8.010 pessoas.

“Todos os luverdenses que se enquadram no público-alvo da campanha devem procurar pela vacina nas unidades de saúde do município, é muito importante que todos que fazem parte desse grupo sejam vacinados, pois são mais suscetíveis à contaminação pelos vírus da gripe e a vacina ajuda a evitar complicações, internações ou mesmo óbitos associadas à doença”, destacou Barbara.

O Ministério da Saúde informou que foram disponibilizadas vacinas contra três tipos de gripe:  A (H1N1), A (H3N2) e B. 

A gripe é uma doença respiratória infecciosa de origem viral. Os sintomas costumam ser semelhantes aos do resfriado ou de outras doenças infecciosas causadas por outros vírus e bactérias e se caracterizam pelo comprometimento das vias aéreas superiores, com congestão nasal, rinorréia, tosse, rouquidão, febre variável, mal-estar, mialgia e dor de cabeça.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO