Mato Grosso, 18 de Abril de 2024
Mato Grosso

Campanha de vacinação contra HPV inicia segunda fase

03.09.2014
03:36
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

A Secretaria Municipal de Saúde informa que iniciou a segunda fase de vacinação contra o vírus do papiloma humano (HPV). A vacina é composta de três doses, a primeira foi realizada no mês de março, a segunda deve ocorrer seis meses após a primeira e a última deve ser aplicada cinco anos após a primeira. 

A supervisora de Vigilância em Saúde, Barbara Ferreira, ressaltou que todas as meninas que receberam a primeira dose devem tomar a segunda para que o processo de imunização seja bem sucedido. “Para receber a dose, a jovem precisa apresentar a carteirinha de vacinação, no documento está marcado a lápis a data para a segunda dose, é importante verificar”.

De acordo com a supervisora, as vacinas estão disponíveis nas unidades de saúde e os PSFs também estarão realizando a vacinação nas escolas.

A vacina foi introduzida ao calendário nacional de vacinação, em 2014 está sendo vacinado o primeiro grupo, de 11 a 13 anos. Em 2015, a vacina passa a ser oferecida para meninas de 9 a 11 anos e em 2016, às de 9 anos.

A vacina disponibilizada pelo Ministério da Saúde é a quadrivalente, usada na prevenção contra quatro tipos de HPV (6, 11, 16 e 18). Dois deles (16 e 18) respondem por 70% dos casos de câncer.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO