Mato Grosso, 16 de Abril de 2024
Mato Grosso

Campanha de vacinação contra poliomielite é prorrogada em Mato Grosso

31.08.2015
21:36
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

A 36ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, que terminaria nesta segunda-feira (31.08), foi prorrogada em Mato Grosso até o dia 04 de setembro. A meta é vacinar 95% das 228,2 mil crianças com idade entre 6 meses e 5 anos incompletos. Até o momento foram vacinadas 142.561 crianças em Mato Grosso, o que representa 62,45% do público-alvo. Apenas 33 municípios mato grossenses atingiram a cobertura de 95%.
 
De acordo com a coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Flávia Guimarães, a prorrogação do prazo tem como objetivo alcançar a meta estipulada para Mato Grosso. “Embora não tenhamos casos de doença, precisamos manter uma boa cobertura vacinal para evitar a reintrodução do vírus. Por isso, estendemos a campanha até o final dessa semana, para que os municípios atinjam a meta”, esclareceu Flávia.
 
A coordenadora lembra ainda que a SES já recebeu e repassou 100% das vacinas aos municípios e que agora é preciso que estes intensifiquem as ações estratégicas para que todos do grupo prioritário sejam vacinados.

A vacina está disponível gratuitamente nos postos de saúde. Crianças portadoras de infecções agudas com febre acima de 38º; com hipersensibilidade conhecida a algum componente da vacina; imunologicamente deficientes devido a tratamento com imunossupressores ou com deficiência imunológica congênita; e crianças com história de paralisia flácida associada à vacina não devem receber a dose.
 
A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave, com contaminação por via oral e que, na maioria dos casos, prejudica o sistema nervoso e provoca paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores. 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO