Mato Grosso, 18 de Abril de 2024
Mato Grosso

Caravana é avaliada positivamente em Santo Antônio

27.10.2016
09:36
FONTE: Coordenadoria de Comunicação do TJMT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Com avaliação positiva, a Caravana da Saúde percorreu a Comarca de Santo Antônio de Leverger (34 km ao sul de Cuiabá) na última semana. No local foram realizados mais de 20 atendimentos, como aferição de pressão, exames de glicemia e recolhimento dos dados de antropometria (altura e peso).
 
A equipe multidisciplinar composta por médico, dentista, enfermeiro e nutricionista visitou pela primeira vez, neste ano, a comarca. Em 2016, já participaram do projeto as comarcas de Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, São Félix do Araguaia, São José do Rio Claro, Água Boa, Nova Xavantina, dentre outras.
 
Em Santo Antônio de Leverger, os atendimentos foram recebidos de ‘braços abertos’ pelos servidores. É o caso da gestora-geral da comarca, Siomara Ribeiro Teixeira de Carvalho, que agradeceu a iniciativa do Poder Judiciário em oferecer os serviços de saúde. “Eu só tenho a agradecer. Nós estamos, ao mesmo tempo, tão próximos e tão distantes da Capital. Então, quando nós temos um programa desse desenvolvido pelo Poder Judiciário que chega até aqui, é de grande valia”.
 
Encarregada pela medição do Índice de Massa Corporal (IMC), a nutricionista Anna Christina Preuss, responsável pelo eixo Qualidade de Vida do Programa Bem Viver, enfatizou os serviços ofertados pelo programa. “Indo às comarcas nós damos acesso aos serviços que possuímos no Tribunal. Nós realizamos o acompanhamento médico, nutricional, de enfermagem e odontologia. O acompanhamento odontológico é feito em forma de prevenção de doenças periodontais. Além disso, é oferecida a palestra de orientação sobre diabetes e hipertensão”.
 
Inicialmente, a equipe do Programa Bem Viver, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), realizou os exames preventivos e entregou folhetos explicativos aos participantes. Após os exames, os servidores juntaram-se na Sala de Audiência para ouvir a palestra oferecida pela médica. Empolgado com a ação, o estagiário Wellerson Ferreira da Costa, que atua na Escrivania, também avaliou positivamente a ação voltada à saúde. “O atendimento da Caravana da Saúde está sendo muito bom porque eles vêm até aqui para atender as pessoas. Isso é muito importante para as comarcas”.
 
A médica Mônica Fonseca participou de todos os atendimentos realizados na comarca e também orientou os servidores durante a palestra. “Foi feita uma avaliação, medimos a pressão e percebemos que alguns servidores estão com a pressão alta. No entanto, com a palestra nós reforçamos a importância da medicação, da dieta, do acompanhamento médico e de adquirir hábitos para melhorar a qualidade de vida. Eu acredito que após o acompanhamento da Caravana os servidores passarão a cuidar melhor da saúde. A palestra foi bem enfática. É um tripé, não adianta só ir ao médico, só tomar a medicação e só fazer o exercício. Tem que juntar os três e associar a uma boa alimentação”.
 
A Comarca de Santo Antônio de Leverger foi a penúltima a receber o projeto. Entre os dias 9 e 11 de novembro os atendimentos serão realizados nas comarcas de Jaciara (144 km ao sul de Cuiabá) e Juscimeira (157 km ao sul da Capital).

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO